A discussão sobre a redução da maioridade penal ganhou força no Senado em 2007, quando o menino João Hélio Fernandes, de 6 anos, morreu no Rio de Janeiro após ser arrastado por sete quilômetros durante assalto que teve a participação de um adolescente de 16 anos.
Na madrugada de 2 de julho de 2015, a Câmara dos Deputados aprovou a PEC de redução de 18 para 16 anos a maioridade penal para crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte, seguindo o texto para votação em segundo turno, para então seguir para aprovação no Senado Federal.
O novo Código Civil, que entrou em vigor em 11 de janeiro de 2003, alterou a idade de referência para a maioridade, determinando que "a menoridade cessa aos 18 anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil" (art. 5º, da Lei n. .
A proposta de emenda constitucional - PEC 171/93 -, que visa a estabelecer a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, viola acordos de direitos humanos e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, os quais citamos em 1.
Pois bem, a constituição federal prevê no artigo 228 que “São penalmente inimputáveis os menores de dezoito anos, sujeitos às normas da legislação especial.” ... Reduzindo a maioridade penal de 18 para 16 anos, o direito à inimputabilidade, visto como garantia fundamental, não deixará de existir.”
dezoito anos
A maioridade penal no Brasil dá-se aos dezoito anos, conforme o artigo 228, da Constituição da República, reforçado pelo artigo 27 do Código Penal e pelo artigo 104 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Atualmente, todavia, existe um longo debate acerca da redução da maioridade penal.
A idade de 18 anos para maioridade penal é resultado de estudos, não apenas de um, mas de várias pesquisas, congressos e debates de profissionais de diferentes áreas, como medicina, educação, direito e psicologia, que chegaram a conclusão que um jovem dessa idade é consciente de seus atos.
No início nota-se uma nodulação pequena atrás da aréola mamária, muitas vezes unilateral, com o surgimento do broto contralateral pouco tempo depois. Algumas meninas se queixam de dor de fraca intensidade à manipulação e aos traumas na região, que desaparece após alguns meses.