O Excel possui três tipos de referência de células, são elas: Relativa, Absoluta e Mista. As referências são muito úteis na criação de arquivos no Excel, entretanto, é preciso saber qual tipo de referência o usuário deve aplicar para uma determinada função. Veja a seguir a aplicabilidade de cada tipo de referência.
Criar uma referência de célula para outra planilha Clique na célula na qual deseja inserir a fórmula. , digite = (sinal de igual) e a fórmula a ser usada. Clique na guia da planilha a ser referenciada. Selecione a célula ou o intervalo de células a ser referido.
O estilo de referência padrão do Excel é o estilo de referência A1, que se refere a colunas com letras (A até XFD, para um total de 16.
Nessa situação, a fórmula correta a ser inserida na célula A1 da planilha Plan1 é =SOMA(Plan2! A1;A2).
A ideia de referência absoluta no Excel é representado pelo símbolo de cifrão ($), ou seja, para fixar uma coluna e/ou linha de uma célula aplica-se o $, já em referência relativa a ausência do $, significa a liberdade de movimentação tanto na vertical como na horizontal.
Referência Absoluta Em uma fórmula, é o endereço exato de uma célula, independetemente da posição da célula que contém a fórmula. Uma referência absoluta de célula assume a forma $A$1, $B$1. Observe este exemplo.
Por padrão, uma referência de célula é uma referência relativa, o que significa que a referência é relativa à localização da célula. Se, por exemplo, você fizer referência à célula A2 da célula C2, na verdade, você está fazendo referência a uma célula que tem duas colunas à esquerda (C menos uma) — na mesma linha (2).
A Referência absoluta é quando utilizamos dois cifrões, ou seja, quando queremos fixar a linha e a coluna dentro da fórmula. Referência relativa é a referência mais utilizada e mais simples no Excel. ... Essa referência é muito comum quando as células onde será trabalhada a fórmula, seja na mesma coluna que a referência.
Já as referências absolutas é a funcionalidade que indica quais partículas da fórmula não devem ser alteradas ao copiar e colar. ... No entanto, se esta fórmula for copiada para a célula ao lado, o valor será copiado incorretamente. Por isso, teremos de aplicar referências absoluta e mista na fórmula.
A principal diferença entre referências relativas e absolutas está no fato de que no caso da referência relativa, o Excel altera as referências de células presentes numa fórmula quando ela é copiada ou movida. Esta alteração procura ajustar a fórmula a nova localização na planilha.
Há duas maneiras de fazer isso:
Selecione uma célula em branco, você irá gerar o resultado da concatenação e inserir a fórmula = CONCATENAR (TEXTO (A2, "aaaa-mm-dd"), "", B2) (A2 é a célula com a data que você vai concatenar e B2 é outra célula que você vai concatenar) nela e pressione o botão entrar chave.
A fórmula que vamos utilizar é a =Combin(número total de elementos; número de elementos por grupo) para combinações que NÃO repetem elementos, ou então =Combina(número total de elementos; número de elementos por grupo) para quando você QUER REPETIR elementos no grupo.
Função de texto permite unir duas ou mais variáveis em uma única célula. O Excel apresenta uma configuração chamada '"concatenar" (ou "concat", nas versões mais recentes do programa) capaz de unir informações de diversas células em apenas uma.
Para incluir texto em suas funções e fórmulas, coloque o texto entre aspas duplas (""). As aspas dizem ao Excel que ele está lidando com texto e, por texto, queremos dizer qualquer caractere, incluindo números, espaços e pontuação. Um exemplo: = A2& "vendido" &B2& "unidades".
Usar funções aninhadas em uma fórmula
Iniciar uma nova linha de texto dentro de uma célula no Excel
Na guia Página Inicial do grupo Células, clique em Formato. Em Tamanho da célula, siga um destes procedimentos: Para ajustar automaticamente a altura da coluna, clique em AutoAjuste da Altura da Linha.
Numa folha de cálculo, selecione as células que pretende formatar. No separador Base, no grupo Alinhamento, clique em Moldar Texto. (No Excel para desktop, também pode selecionar a célula e, em seguida, premir Alt + H + W.)
Selecione o texto que você deseja converter e, depois, clique em Inserir > Tabela > Converter Texto em Tabela.
Se você já inseriu dados e o Excel removeu os 0's à esquerda, é possível usar a função TEXTO para adicioná-los novamente. Você pode fazer referência à célula superior com os valores e usar =TEXTO(valor;"00000"), em que o número de 0's na fórmula representa o número total de caracteres desejado.
Segue o passo a passo: