A curva ABC tem como principal finalidade, classificar todos os produtos que compõem o estoque de uma empresa de acordo com o grau de importância de cada um deles. Essa classificação pode ser feita de acordo com os preços de custo ou preços de venda de cada produto do estoque.
Como surgiu a curva ABC? A classificação ABC surgiu de uma modalidade de divisão conhecida como 80/20 que foi concebida e desenvolvida pelo economista Vilfredo Pareto.
A Curva ABC é um método de classificação e agrupamento de itens, com base em sua importância, para a geração de receita e lucratividade de uma empresa.
A curva ABC é um método que se baseia no Princípio de Pareto, também conhecido como Regra 80/20. De acordo com essa regra, 80% do faturamento de uma empresa vem de 20% da sua base de clientes. Tais clientes são colocados na categoria A. Já na categoria B ficam os clientes de média relevância.
Conheça as boas práticas na hora de fazer uma segmentação de clientes:
Análise da carteira de clientes: passo a passo
A positivação de clientes é um KPI, Key Performance Indicator (Indicador-chave de Desempenho), que quantifica o nível de atividade dos clientes de uma empresa. Esse indicador possibilita avaliar o número de vendas, visitas e/ou contatos relacionados a cada uma dessas oportunidades.