Vimos que o comodato é um tipo especial de empréstimo. Portanto, a principal diferença entre esse regime e o aluguel é que o comodato é gratuito, apesar de existirem obrigações por parte do comodatário. Assim, o cliente pode economizar o valor que seria investido no aluguel dos equipamentos médicos.
Tributos nos contratos de mútuo
Mútuo realizado por conta corrente, sem prazo
Como declarar o empréstimo no imposto de renda Para declarar empréstimos contraídos junto a pessoa física, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código 14. Na área de “Discriminação”, coloque informações sobre a dívida, como a data da operação e o nome e CPF de quem fez o empréstimo.
Quando o financiamento é relacionado à moradia, não é cobrada a taxa de IOF. Mas, ao contrário do cheque especial, esse valor já é calculado no momento em que o empréstimo ou o financiamento é contratado. Quanto maior o valor e o prazo da transação contratada, maior será o valor das taxas para o cliente.
Para compra de moedas em espécie no Brasil, a alíquota do IOF é de 1,1% sobre o valor da operação. Já para venda de moedas, o IOF é de 0,38%. Isso independente da moeda adquirida. Nas compras com cartão de crédito internacional ou no saque internacional com cartão de crédito ou de débito, a taxa de IOF é de 6,38%.
Como o próprio nome já diz, o Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas em qualquer operação financeira, como operações de crédito, câmbio, seguro ou operações de títulos e valores mobiliários.
0,38%
Empréstimo e financiamento Ou seja, a tributação é de 0,38% sobre a operação somado a 0,0082% ao dia. Já no caso de empréstimo realizado para pessoa jurídica, o imposto sobre a operação é o mesmo (0,38%). Porém, a alíquota diária do IOF é de 0,0041%. O mesmo ocorre para financiamentos.
A classificação mais popular de IOF é Imposto sobre Operações Financeiras, mas na verdade o significado completo é Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros. Ou seja, como o próprio nome já diz, IOF é o imposto cobrado sobre a maior parte das operações financeiras e serve para gerar receita para União.
0,0082%
Quem paga a fatura do cartão na íntegra não paga IOF, mesmo se tiver compras parceladas. ... Além dos juros do crédito rotativo que são cobrados pela operadora do cartão, haverá duas cobranças de IOF listadas na fatura seguinte: uma é a alíquota fixa sobre o valor da dívida, cobrada em cima do valor que ficou em aberto.
Elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em 0,38 ponto percentual para pessoa física e jurídica, que incide por exemplo, sobre operações de câmbio, seguros, empréstimos e sobre o financiamento da casa própria.
A alíquota máxima cobrada é de 22,5% para investimentos inferiores a 180 dias, e a mínima é a de 15%, para aplicações acima de 720 dias. A taxa é cobrada apenas sobre o rendimento (ou seja, sobre os juros recebidos), e não sobre o valor total do investimento.