Já as ruas perpendiculares, a partir do mesmo raciocínio de retas perpendiculares, são aquelas que se cruzam em determinado momento (ponto de intersecção), formando uma ângulo reto (90 graus) e, portanto, possuem ponto em comum.
As retas paralelas não se cruzam. Na figura abaixo representamos as retas paralelas r e s. Diferente das retas paralelas, as retas concorrentes se cruzam em um único ponto. Se duas retas se cruzam em um único ponto e o ângulo formado entre elas no cruzamento for igual a 90º as retas são chamadas de perpendiculares.
As retas r e s são paralelas se, e somente se, possuírem a mesma inclinação ou seus coeficientes angulares forem iguais. Utilizando a linguagem matemática: Uma maneira mais simples de verificar se duas retas são paralelas é comparar seus coeficientes angulares: se forem iguais as retas são paralelas.
Tem mais depois da publicidade ;) Portanto, o coeficiente angular da reta p será: mp = -1 / tg β. Dessa forma podemos escrever que: mv = tg β e mp = -1 / tg β, ou seja, duas retas serão perpendiculares se, somente se, seus coeficientes angulares forem iguais ao oposto do inverso do outro coeficiente.
A característica mais conhecida de duas retas perpendiculares é que no ponto de intersecção delas é formado um ângulo reto (de medida igual a 90°), mas com o estudo da geometria analítica em cima da análise da reta é possível dizer que duas retas perpendiculares terão os seus coeficientes angulares opostos e inversos.
Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).
Retas perpendiculares são retas que se interceptam formando um ângulo reto. Retas perpendiculares são, portanto, um caso especial de retas concorrentes. Na cena abaixo estão representadas duas retas concorrentes. O parâmetro "ângulo" determina o ângulo entre as duas retas que aparecem na cena.
Retas perpendiculares são as que formam um ângulo de 90º ao se cruzarem. Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra. ...
Quando os 4 ângulos formados por elas são iguais a 90º, elas são chamadas de perpendiculares. Na figura abaixo as retas r e s são perpendiculares. Já se os ângulos formados forem diferentes de 90º, elas são chamadas de concorrentes oblíquas. Na figura abaixo representamos as retas u e v oblíquas.
Para construir uma reta perpendicular a uma reta, basta clicar em Reta Perpendicular e, em seguida, clicar na reta e por último clicar em um ponto sobre a reta ou não pertencente a ela. Na figura abaixo a reta s é perpendicular a reta r por um ponto A não pertencente a r.
Já vimos que a reta "s" é perpendicular à reta "r". Se a reta "s" é perpendicular a reta "r", então o coeficiente angular da reta "s" (ms) vezes o coeficiente angular da reta "r" (mr) deverá ser igual a "-1". E já vimos também que o coeficiente angular da reta "r" (mr) é igual a "-3/4".
Uma reta r é perpendicular a um plano α, se r forma um ângulo reto (90°) a duas retas concorrentes no plano α. Generalizando, uma reta r é perpendicular a um plano α se r for perpendicular a todas as retas contidas no plano.
O "y" já está isolado e assim, o coeficiente angular é coeficiente de "x" e que é igual a "1/2". Agora note: duas retas serão perpendiculares se o produto entre os seus coeficientes angulares for igual a "-1". ... Ou seja, este deverá ser o valor de "k" para que a reta "r" seja perpendicular à reta "s".
Com a ponta seca do compasso em P, descreva um arco de raio qualquer, interceptando a reta r nos pontos A e B. Em seguida, descreva dois arcos centrado em A e B com raio maior que a ¯AB, marcando como C a intersecção desses arcos. A reta que passa pelos pontos P e C é a perpendicular desejada.
Coloque a ponta seca do compasso no ponto P e faça um arco que corte a reta em dois pontos. Repita o processo com a mesma medida no compasso, mas agora pela outra intersecção do arco com a reta. Dessa forma encontra-se por onde irá passar a reta perpendicular à reta dada que passa pelo ponto P.
Resposta: Assim, para duas retas serem perpendiculares é necessário que o coeficiente angular de uma seja igual ao oposto do inverso do coeficiente angular da outra.
A bissetriz é uma semirreta interna a um ângulo, traçada a partir do seu vértice, e que o divide em dois ângulos congruentes (ângulos com a mesma medida)....Como encontrar a bissetriz?
Resposta. a bissetriz é um segmento de reta que parte do vértice do ângulo, dividindo-o exatamente na metade. Para traçar a bissetriz, é só dividir a medida do ângulo por 2.
Bissetriz também é um segmento de reta com origem em um dos vértices do triângulo com a outra extremidade no lado oposto a esse vértice. Sendo que ela divide ao meio o ângulo correspondente ao vértice. Veja o exemplo: AS é um segmento de reta que dividiu o ângulo  em duas partes iguais.
Como construir a mediatriz?
Isso significa que qualquer ponto escolhido da mediatriz irá estar à mesma distância das extremidades do segmento de reta que a motivou. Nas imagens a seguir a reta m é a mediatriz dos pontos A e B, os pontos C, M e D de m tem a mesma distância aos pontos A e B desse modo: AC=BC e AD=BD e AM=BM.
O circuncentro de um triângulo é o centro da circunferência circunscrita ao triângulo. Assim, como o circuncentro de um triângulo precisa ser equidistante aos 3 vértices do triângulo, o circuncentro é determinado pelo encontro das mediatrizes das duplas de vértices do triângulo.
Dessa forma, fixado um plano α, podemos definir a mediatriz de um segmento como “a reta perpendicular ao segmento e que passa pelo seu ponto médio” ou como “o lugar geométrico dos pontos do plano equidistantes das extremidades desse segmento”.
A mediatriz é uma reta que fica posicionada de forma perpendicular a um segmento de reta e passa pelo ponto médio deste segmento, ou seja, cortando-o exatamente ao meio. ... Importante observar que, enquanto a reta é infinita, o segmento de reta é limitado por dois pontos de uma reta.
Na Matemática, Geometria ou Desenho geométrico, um lugar geométrico consiste no conjunto de pontos de um plano que gozam de uma determinada propriedade.
Lugar geométrico nada mais é do que um conjunto de pontos e, como todo conjunto, ele deve estar bem definido. Se um ponto possui uma propriedade podemos imaginar o conjunto de todas as posições que pode assumir.
Uma condição de um desenho que pode ser descrita matematicamente. Ex: duas retas paralelas.
Assim, um lugar geométrico nada mais é do que o conjunto de todos os pontos que tornam a sentença P verdadeira. Por exemplo, a mediatriz de um segmento é definida como o conjunto dos pontos equidistantes das extremidades de um segmento dado.
Dado um segmento de reta AB de medida a, define-se como mediatriz o lugar geométrico formado pelos pontos que est˜ao equistantes aos extremos A e B do segmento dado.
No plano, o LG dos pontos que equidistam de 3 pontos não colineares é um ponto.