Que gira em torno de um eixo; rotante, rotativo, circular, giratório: movimento rotatório da Terra em torno do Sol.
Quem está na faixa da esquerda pode ir em frente, dobrar a esquerda ou circular pela esquerda. Quem está na faixa da direita pode ir em frente, dobrar a direita ou circular pela direita. Se você estiver dentro da rotatória permaneça na mesma faixa, você não deve trocar de faixa uma vez que vai fechar outro carro.
Como Fazer Rotatória Corretamente
O condutor não deve jamais parar no meio da rotatória. Nesse local, que é um cruzamento entre diversas vias, o trânsito deve fluir continuamente. Parar no meio de uma rotatória causa congestionamento e aumenta a probabilidade de acidentes.
Saída. Conforme especialistas, para sair da rotatória, o condutor deve ocupar com antecedência a via de trânsito mais à direita, sinalizando sua intenção de sair. O uso do pisca-pisca é fundamental para sinalizar a direção a ser tomada.
A manobra de conversão à esquerda deve ser feita com o veículo sempre evitando a contramão, inclusive no cruzamento. Para virar corretamente à esquerda,antes de iniciar a manobra: Não se esqueça de acionar a seta. Não se esqueça de verificar pelos retrovisores se o trânsito atrás se você está livre.
Conversões à direita devem ser feitassempre deslocando o veículo mais à direita possível e tambémentrando na outra via pela pista mais à direita. Ou seja, a manobra tem que ser feita de forma fechada, tomando cuidado para seguir na mão de direção certa nas duas vias (a de saída e a de entrada).
R$ 195,23
Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas nos locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita, para cruzar a pista com segurança.
CTB art. ... CTB art. 204. Deixar de parar o veículo no acostamento à direita, para aguardar a oportunidade de cruzar a pista ou entrar à esquerda, onde não houver local apropriado para operação de retorno: Infração grave; Penalidade de multa.
ACOSTAMENTO - parte da via diferenciada da pista de rolamento destinada à parada ou estacionamento de veículos, em caso de emergência, e à circulação de pedestres e bicicletas, quando não houver local apropriado para esse fim.