verbo transitivo direto Afirmar de novo e de maneira mais categórica, com mais certeza e convicção; confirmar: o presidente voltou a reafirmar suas escolhas ministeriais. Etimologia (origem da palavra reafirmar).
1. Pessoa que recebe instrução (em relação a quem lha dá). 2. Aquele que aprende.
Significado de Discípulo substantivo masculino Quem recebe disciplina ou instrução de outra pessoa; aluno. Quem segue as ideias ou imita os exemplos de outro: discípulo de Hegel. [Religião] Cada um dos apóstolos de Jesus que propagaram seus ensinamentos.
Proteger a reputação do seu discipulador. É falta de honra falar mal da sua liderança. Tente também fugir da aparência de “adultério espiritual”, que é o discípulo desejar ser cuidado pelo discipulador de outras pessoas. Seja fiel e busque caminhar verdadeiramente com o seu discipulador.
Um discípulo é alguém que ama a Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, de todo o seu coração, alma e mente, e tenta se tornar mais e mais como Ele por meio da fé e da obediência.
A palavra discípulo ocorre 269 vezes no Novo Testamento. A palavra cristão ocorre apenas uma. Fica absolutamente claro que os seguidores de Jesus eram identificados como discípulos. Isto é, discípulo era o substantivo.
Os discípulos tinham proximidade com Jesus, então convocados pelo próprio e foram instruídos pessoalmente de como prosseguir com o evangelho. Viajaram para vários cantos do mundo a fim de levar seus conhecimentos do evangelho e testemunhos dos milagres de Jesus e assim começaram a fundar igrejas.
1) Do Latim DISCIPULUS, “aluno, seguidor, estudante”, de DISCERE, “aprender”, formado por DIS-, “fora”, mais CAPERE, “pegar, agarrar (intelectualmente)”.
485) usam, cada um, as mesmas três palavras para definir a palavra µαθητής “mathetes” (do verbo manthano, aprender): “aprendiz”, “aluno” e “discípulo”. Mesmo um iniciante teria concluído isso do uso de Mateus e Lucas 6:40, em que “discípulo” se opõe a “mestre”, assim como “escravo” se opõe a “senhor”.
Discípula é o feminino de discípulo.
O Evangelho deste domingo (07) contém determinações importantes sobre a missão: Jesus não envia somente os 12, mas 72 discípulos, ou seja, quase a totalidade dos que o seguiam naquele tempo: “escolheu 72 discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir”.
Chamado de Pedro e André.
Somente depois da morte de Cristo e com a vinda do Espírito Santo sobre eles (pentecostes) é que, os onze, passaram de fato à condição de apóstolos, isto é, se tornaram mensageiros, arautos ou enviados. Depois da morte de Jesus o grupo, primitivo, dos apóstolos se desfez e muitos outros arautos e evangelistas surgiram.
Matias Apóstolo
Jesus lhes respondeu: “Não vos escolhi eu a vós, os Doze? No entanto, um de vós é um demônio!” Falava de Judas, filho de Simão Iscariotes, um dos Doze, porque era ele quem o havia de entregar. (Evangelho de João, cap.
Após Judas Iscariotes trair Jesus, era necessário que alguém ocupasse o seu lugar junto aos outros 11. Eles então se reuniram, oraram a Deus para escolher o novo apóstolo para o grupo, o escolhido por eles foi Matias. A reunião de escolha é relatada no livro de Lucas no primeiro capítulo de Atos dos Apóstolos.
Pescador
Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Aparece ainda uma variante do seu nome original, Simão Pedro, no livro dos Atos dos Apóstolos (Atos 10:18) e na II Epístola de Pedro (II Pedro 1:1).