História do Brasil O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado pela ditadura do Estado Novo em 1939. Ele era responsável por difundir a ideologia do regime por intermédio da propaganda política e também por realizar a censura.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado no Estado Novo com o objetivo de construir e propagar uma imagem de líder com viés paternalista em torno de Getúlio Vargas.
O DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda - serviu para "silenciar" as críticas ao Governo Vargas e divulgar a imagem do político como o "Pai dos Pobres".
Para fazer propaganda do governo, o DIP instituiu o dia 19 de abril, aniversário do presidente Getúlio Vargas, como o "Dia do Presidente" e, por intervenção direta ou por meio da censura, obrigava a imprensa a fazer propaganda da ditadura.
Desde sua criação até 1939, todo conteúdo ligado a Agência Nacional era desenvolvido pelo DPDC que, em 1939 foi substituído pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, conhecido como DIP, que tornou-se, então, o órgão responsável pela produção destas notícias.
Durante o governo de Vargas no Estado Novo (1930 - 1945) o rádio foi usado como uma ferramenta de propaganda política, sendo usado para divulgar os feitos do governo varguista, denunciar os dissidentes políticos (principalmente os comunistas, aliados de Prestes) e promover a ideia de uma nação unida sob a bandeira da ...
O rádio desde muito tempo é um objeto de comunicação onde muitas pessoas ouvem, logo colocar uma propaganda ou uma publicidade por esse meio de comunicação facilita com que a mensagem seja entregue a um grande número de pessoas e as fazem saber sobre marcas e comércios que não conheciam as vezes.
A primeira transmissão tendo o conjunto voz e música por ondas de rádio ocorreu em dezembro de 1906, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Foi, contudo, o canadense Reinald Fessenden quem reproduziu por uma hora conversas e música para radioamadores.
Antigamente o rádio era um dos únicos meios de comunicação mais rápidos da época, ele era muito usado tanto pra transmissão de informações quanto para comunicação, ele transmitia também músicas oferecendo o entreterimento ao ouvinte.
Resposta: o rádio que teve um papel muito importante na época ele era usado como meio de comunicação das elites e só depois da década Cadê 30 no governo de Presidente Getúlio Vargas com o objetivo de atingir toda a população, transformando-se em meio de comunicação de massa, voltada a diversão é entretenimento do povo.
Vivemos hoje na pós-modernidade, ou seja, em uma era em que somos bombardeados pela informação, pela publicidade que apela para que compremos determinado produto. A tecnologia vai ganhando cada vez mais espaço. O rádio, assim como outros meios de comunicação, busca novas adaptações, como a produção de conteúdo on-line.
Com tudo o que aconteceu, o rádio, ao ampliar a sua audiência, conseguiu reforçar novamente a sua credibilidade, prestou serviço, promoveu entretenimento, ajudou as pessoas nas suas comunidades. Foi uma ferramenta essencial e continua sendo, tendo seu papel reforçado na sociedade.
Este veículo de comunicação continua sendo a mídia de maior penetração tanto regional quanto mundial. Através dele, as pessoas recebem informação, cultura, entretenimento e compreensão dos fatos que nos cercam.