É um sistema racional em que a divisão de trabalho se dá racionalmente com vista a fins. A ação racional burocrática é a coerência da relação de meios e fins visados”. Esse conceito considera a burocracia como dominação, sendo cada vez mais próxima dos fenômenos necessários tradicionalmente nas organizações públicas.
A administração patrimonialista preocupa-se com a separação do patrimônio público em relação aos interesses privados. A qualidade fundamental na administração pública burocrática é a efetividade no controle dos abusos.
Competência técnica e Meritocracia A burocracia é uma organização na qual a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais. ... Esses critérios universais são racionais e levam em conta a competência, o mérito e a capacidade do funcionário em relação ao cargo.
O termo gerencialismo – utilizado por estudiosos do campo educacional para se referir à adoção de “ferramentas” da gestão empresarial na educação – tem sua origem no chamado modelo da “Nova Gestão Pública”.
Muito se fala na Nova Gestão Pública. ... É uma teoria da Administração Pública que traz um novo modelo de gestão, que incorpora alguns mecanismos de mercado e outras ferramentas de gestão privada para dentro da gestão pública, como análise de dados, gestão eficiente e engajamento por exemplo.
Constituem idéias centrais da Nova Gestão pública um Estado administrativo ao estilo da iniciativa privada; contratos de gestão entre unidades; avaliação de desempenho; ênfase em resultados; redução do poder da burocracia; focalização na eficiência; busca de mecanismos regulatórios; introdução sistemática de conceitos ...
- há funcionários que trabalham em tempo integral e recebem salários; - há regras escritas que regulam as condutas de funcionários em todos os níveis da organização; - há uma separação entre as tarefas dos funcionários e suas vidas privadas; - os recursos da instituição não são de propriedade dos indivíduos.
Burocracia é um procedimento administrativo que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. É um modelo que se distingue pela clara hierarquia de autoridade, a rígida divisão do trabalho, bem como regras, regulamentos e procedimentos inflexíveis.
Significado de Burocrático adjetivo Relativo à burocracia, ao sistema administrativo do serviço público. ... Próprio ou particular de burocrata, do funcionário de uma repartição pública. Etimologia (origem da palavra burocrático). A palavra burocrático deriva do francês "bureaucratique", com o mesmo sentido.
[Pejorativo] Qualquer tipo de sistema que se define pela falta de eficiência, pela lentidão na resolução de questões ou pela falta de preocupação com as necessidades de cada indivíduo: a burocracia é o atraso da minha vida!
Vantagens da Burocracia
Vantagens e Desvantagens da Teoria da Burocracia
Além de abranger também a divisão de trabalhos e responsabilidades, ter hierarquia e compreender relações impessoais. As vantagens da burocracia são: possui caráter racional, é precisa na definição das funções, agiliza as decisões, possui constância e confiabilidade e uniformiza os procedimentos.
Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas. Através desse modelo de autoridade surgiria, conforme Weber, o tipo de organização à qual ele deu o nome de Burocrática.
A burocracia é essencial para a administração de empresas, Weber traz com sua teoria um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos seus membros, o que está muito ligado com a Administração de Pessoal.
Teoria da Burocracia – ainda considera o sistema fechado (preocupada apenas com os aspectos internos da organização), forte ênfase na divisão racional do trabalho (regras e normas). organização-ambiente e a concepção de uma organização de sistema aberto.
O “tipo buro” da burocracia, segundo Weber, seria o modelo de uma organização administrativa estatal com funções hierárquicas muito bem definidas e distribuídas, cujo objetivo central seria a máxima eficiência de serviços.
A partir daí, surge a Teoria da Burocracia na Administração. A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se em função de: ... A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
a teoria da burocracia tem como base o pensamento racional, p almejar a excelência. atualmente as pessoas associam burocracia a processos demorados e com bastante papel (papelada). a teoria de Max Weber é o contrário do que as pessoas geralmente imaginam, de papel ou processos lentos.
Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e rapidez. ... O objetivo é proporcionar comprovação, impossibilitando equívocos.
A importância da burocracia na garantia da máxima eficiência nas organizações se dá no fato de que ela representa um papel fundamental no que tange a eficiência de uma organização, já que é através da burocracia que os objetivos institucionais são atingidos. Ela ajuda muito na tomada de decisões de forma ágil e eficaz.
Burocracia e processos ágeis? Processos mais ágeis, transparentes, simples e eficientes contribuem para o aumento da produtividade da economia, e isso garante maiores níveis de renda no futuro.