O trocadilho é uma prática simples mas que pode render muitas gargalhadas! É aquela brincadeira que consiste em trocar palavras e letras, modificando o significado original da palavra para despertar humor em quem lê. Que tal um exemplo clássico para entender melhor? "Gosto de café, a Cláudia Leite".
As Figuras de Som ou de Harmonia correspondem a uma categoria das figuras de linguagem associadas à sonoridade. Elas valorizam a expressividade do texto, por meio da sonoridade, ou seja, da repetição de sons.
Esse recurso é muito utilizado para criar efeitos de sentido no texto, que são chamados de figuras sonoras, ou seja, são recursos que exploram os sons para produzir significados. As figuras sonoras constituem-se em: onomatopeia, aliteração, assonância e paronomásia, entre outras.
Figuras musicais - Valores ou figuras musicais são símbolos que representam o tempo de duração das notas musicais. São também chamados de valores positivos. Os símbolos das figuras são usados para representar a duração do som a ser executado. As notas são mostradas na figura abaixo, por ordem decrescente de duração.
Quantas figuras musicais existem? Na música existem 7 figuras musicais, que também podem ser chamadas de valores positivos.
Na música moderna a semibreve foi adotada como um padrão para o restante das notações e figuras musicais. Dessa forma, alguns compassos deixaram de ser usados, pois eles possuem valores maiores que a duração da semibreve, sendo eles os compassos: 2/1, 3/1, 4/1 e 4/2.
PAUSAS são os sinais que representam o tempo de duração do silêncio na música. Cada FIGURA DE SOM tem uma PAUSA que lhe corresponde em tempo de duração.
1 Interrupção breve de um movimento, uma ação, um exercício, um som etc.: “Há instantes em que a festa inteira parece combinar uma pausa, e ouve-se então um acorde da orquestra que toca músicas dançantes no interior da casa” ( CB ) . 2 Falta de rapidez no movimento; lentidão, morosidade, vagareza.
Semínima (♩) é a nota musical cuja duração é de 1/4 de uma semibreve ou metade de uma mínima. Em fórmulas de compasso em que o denominador é um 4 (como 2/4, 4/4, 3/4), a semínima é a unidade de tempo. ... A pausa com duração de semínima é uma linha ondulada que alguns descrevem como um z unido a um c.
Considerando o valor de uma semibreve como 1 tempo, a miníma vale ½ tempo, a seminima vale ¼ de tempo, a colcheia vale 1/8 tempo, a semicolcheia vale 1/16 de tempo, a fusa vale 1/32 de temo e a semifusa vale 1/64 de tempo.
A semibreve é representada por um círculo vazio sem haste e sua pausa é uma linha grossa que preenche a metade superior do terceiro espaço da pauta (colada à quarta linha).
Listagem de pausas
Pausa é um intervalo de silêncio em uma peça de música. É marcada por sinais que indicam a duração desse silêncio.
Colcheia (♪) é a figura musical cuja duração é de 1/8 de uma semibreve ou metade de uma semínima. ... A bandeirola sempre fica à direita da haste A pausa com duração de colcheia é uma linha curta na diagonal, com uma bandeirola.
A pausa da semibreve deve ser grafada em baixo da quarta linha, enquanto a pausa da mínima deve ser grafada em cima da terceira linha.
Em geral o agrupamento é feito de forma pra compor uma unidade de tempo (iremos entender a unidade de tempo mais abaixo) que consiste basicamente em quatro semicolcheias em compassos simples (que são os 2/4, 3/4 ou 4/4) e seis semicolcheias no compassos compostos (que são os do tipo 6/8, 9/8 ou 12/8), e oito ...
Dentro de uma semibreve cabem duas mínimas; dentro de uma mínima cabem 2 semínimas; dentro de uma semínima cabem 2 colcheias; e assim por diante...
Assume basicamente duas funções, consoante o seu uso. No caso das notas ligadas terem a mesma altura, a ligadura diz-se de prolongação e, a sua execução consiste em executar a primeira a nota e prolongar a duração do som obtido .
Existem três tipos de ligaduras: Ligadura de Valor – Indica a união de duas figuras da mesma altura, somando seus valores e, obviamente, aumentando sua duração. Ligadura de Portamento – Indica a união de duas figuras com diferentes alturas, resultando numa execução mais harmônica, mais suave.
Ligadura de prolongamento e ligadura de expressão Como ligar notas utilizando atalhos e não apenas manualmente? ... Para colocar a ligadura de expressão (Legato) não encontrei nenhuma tecla de atalho. Já para ligadura de duração pode-se usar a tecla “T”.
→ Ligadura de Prolongamento – É uma linha curva que une duas ou mais notas de mesma altura, somando suas durações. É permitido utilizar-se de várias ligaduras sucessivas. Utilizando-se da ligadura de prolongamento, somente a primeira nota é emitida.
LIGADURA DE EXPRESSÃO OU LEGATO é uma linha curva colocada acima ou abaixo de um grupo de notas de nomes ou alturas diferentes que serão pronunciadas sem interrupção na pronuncia dos sons. Um ponto colocado à direita de uma figura serve para aumentar a metade do valor de duração dessa figura.
A Ligadura, quando de valor, soma frações de tempo presentes em um mesmo compasso ou também aquelas que ultrapassam a medida de um compasso. A Ligadura de valor é empregada exclusivamente em sons de mesma altura e é representada com uma linha curva sobre duas ou mais cabeças de nota.
A ligadura é uma linha curva (2 ), que se estiver colocada sobre ou sob dois ou mais sons da mesma entonação, indica que os sons ligadas não devem ser repetidos; isto é, somente o primeiro som é emitido, os demais serão apenas uma prolongação do primeiro. Esta prolongação terá a duração das figuras ligadas.
Embora já tenham existido muitas claves, só três continuam sendo usadas na notação musical moderna: a clave de sol, a de fá e a de dó.
Sinônimo de Polifonia. São duas Monofonias semelhantes executadas simultaneamente, formando assim um Dueto. Quando diversas vozes executam linhas de igual proporção rítmica que no entanto diferem quanto à altura das notas, formando assim acordes.
Entonação ou entoação é a variação da altura e duração utilizada na fala que incide sobre uma palavra ou oração, e não na pronúncia simples de fonemas ou sílabas.