O processo de reprodução desses animais é caracterizado pelo depósito dos ovos no meio externo, na maioria das vezes, já fecundados. ... A maioria das espécies de animais ovíparos possuem fecundação interna, ou seja, as fêmeas botam os ovos já fecundados pelos machos.
Além disso, na reprodução sexuada, os novos animais podem se desenvolver e nascer a partir de ovos (animais ovíparos), ou dentro do corpo de um dos pais, geralmente da fêmea (animais vivíparos). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Tartaruga nascendo a partir do ovo: animal ovíparo.
Os animais vivíparos são aqueles cujo desenvolvimento embrionário ocorre dentro do corpo materno. Diferentemente do animais ovíparos, que nascem dos ovos, nesses animais o embrião é envolvido pela placenta e depende da mãe para sua nutrição e desenvolvimento.
Animais invertebrados caracterizam-se pela ausência de uma coluna vertebral e de crânio. Como exemplo podemos citar os insetos, crustáceos e anelídeos. Os animais invertebrados são aqueles animais que não possuem coluna vertebral e crânio.
Os animais cordados são divididos em 5 classes: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
répteis
Os animais invertebrados são divididos em diversos filos, são eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.