Refere-se a elevação brusca, temporária e significantemente acima do esperado da incidência de uma determinada doença. Surto: É uma ocorrência epidêmica, na qual, os casos estão relacionados entre si, atingindo uma área geográfica delimitada ou uma população restrita a uma instituição: colégios, quartéis, creches.
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população.
No século XIX, acontecimentos influenciam fortemente a constituição da epidemiologia como disciplina científica: o nascimento da clínica; o desenvolvimento da bioestatística e a medicina social. 33. A epidemiologia constitui-se sob a influência do conjunto dessas contribuições.
A Epidemiologia tem como premissa básica o entendimento de que os eventos relacionados à saúde - como as doenças, o que as determina e o uso de serviços de saúde - não se distribuem aleatoriamente, ao acaso, entre as pessoas.
Finalmente, a Epidemiologia moderna é vista como uma disciplina que retorna às suas raízes históricas e políticas no movimento da Saúde Coletiva, opondo-se, a nível teórico, às pressões para torná-la um mero instrumento "método-lógico " da pesquisa clínica.
EPIDEMIOLOGIA “é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos problemas de saúde (fenômenos e processos associados) em populações humanas”, segundo definem Almeida e Rouquayrol. É a ciência básica para a saúde coletiva, principal ciência de informação de saúde.
Epidemiologia pode ser definida como a ciência que estuda o processo saúde- doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determi- nantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados à saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças e ...
Resposta. Epidemiologia- É a ciência que estuda os padrões da ocorrência de doenças em populações humanas, e a aplicação desse estudo no controle dos problemas de saúde.
Atualmente, segundo a Associação Internacional de Epidemiologia (IEA) a epidemiologia possui 3 propósitos principais: Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas.
“Epidemiologia é o estudo da frequência, da distribuição e dos determinantes dos estados ou eventos relacionados à saúde em específicas populações e a aplicação desses estudos no controle dos problemas de saúde” (LAST, 1995, p.).
Epidemiologistas são médicos, enfermeiros, dentistas, estatísticos, demógrafos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, geógrafos, dentre outros profissionais.
O que um Epidemiologista pode fazer?
Saúde é qualidade de vida, é estar próximo de quem se ama, é poder realizar os sonhos. Saúde é também o estado de completo bem-estar físico, mental e social, seja na vida pessoal ou profissional. Saúde é a ausência de doença, é o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano, é a falta de dor.
Mas afinal, o que é ter saúde? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Ou seja, não basta eliminar ou prevenir doenças, sejam elas preexistentes ou não.