No caso do diabetes, existe uma diminuição do oxigênio que chega aos nervos através de pequenos vasos sanguíneos, e também ocorre a formação de um processo inflamatório, ambos levando ao mau funcionamento dos nervos e causando a neuropatia diabética.
Os exames laboratoriais necessários na avaliação de pacientes com Neuropatia Diabética e seus diagnósticos diferenciais devem incluir a dosagem de TSH, um hemograma completo, os níveis séricos de folato e vitamina B12 (metformina tem sido associação com deficiência de vitamina B12) e imunoeletroforese sérica, cujos ...
Arrais, o diagnóstico é essencialmente clínico. Porém, em alguns casos pode ser feito a eletroneuromiografia para obter um diagnóstico documentado. O Dr. Sallem diz que a eletroneuromiografia é um exame que estuda os nervos motores e sensitivos.
A neuropatia diabética é uma patologia dolorosa de evolução crônica, portanto médicos especializados em dor e em acupuntura neurofuncional podem cuidar dos pacientes que sofrem com essa patologia, além é claro, dos neurologistas.
A dor neuropática é um tipo de dor crônica que ocorre quando os nervos sensitivos do Sistema Nervoso Central e/ou periférico são feridos ou danificados. Esse tipo de problema está presente em até 10% da população e pode ser incapacitante, causando diferentes sensações de dor.
Para isso, podem ser usados medicamentos anticonvulsivantes, como a Carbamazepina, Gabapentina ou Pregabalina por exemplo, que atuam diminuindo a atividade elétrica dos nervos ou inibindo a passagem da dor por determinadas vias nervosas, analgésicos de ação central como o Tramadol e o Tapentadol, que acalmam a dor e ...
Carlos Eduardo Altieri informa que a neuropatia periférica tem mais de 90 causas, sendo as mais comuns: Inflamações nos nervos após lesões ou esforços repetitivos. Toxicidade por mercúrio, agrotóxicos, chumbo, entre outros. Metabólicas (diabetes, alcoolismo, hipotireoidismo).
Dez dicas importantes para conviver melhor com a neuropatia periférica
Existem três diferentes tipos de neuropatia, são elas a Mononeuropatia, a Mononeuropatia Múltipla e a Polineuropatia Periférica. A primeira delas consiste em uma lesão no nervo, que tem como um exemplo comum a Síndrome do Túnel do Carpo.
A polineuropatia é uma disfunção simultânea de vários nervos periféricos, em qualquer lugar do organismo. Infecções, toxinas, medicamentos, câncer, deficiências nutricionais e outras doenças podem fazer muitos nervos periféricos funcionarem incorretamente.
Como é feito o tratamento
Na grande maioria das neuropatias a duloxetina e a pregabalina sao os melhores tratamentos devendo ser usados diariamente por no minimo 6-9meses sendo que p melhor analgesico para a maioria dos casos leves a moderados e o tramadol e para casos severos a metadona.
Normalmente é causada por doenças sistêmicas como diabetes ou hipotireoidismo, porém pode ter causas genéticas ou inflamatórias. O neurologista é o especialista responsável pela avaliação diagnóstica das polineuropatias e avaliação de possíveis tratamentos. Polineuropatia é a doença de vários nervos juntos.
A pessoa com neuropatia pode fazer uso de bebidas alcóolicas ? O alcóol é um dos agressores do sistema nervoso central e periférico, podendo ele por si só causar neuropatia. Além disso, muitos dos medicamentos usados para tratamento da neuropatia interagem com o alcool, não sendo portanto recomendado seu uso.
É a complicação de um alcoolismo grave e crônico, quaisquer que sejam as modalidades (tequila, uísque, vinho, cerveja, etc). Em nosso meio, está freqüentemente associada à desnutrição e ao desequilíbrio do regime, com uma ingestão hidrocarbonada excessiva diante de uma ração protéica reduzida.
Um dos efeitos do álcool é provocar a dilatação vascular — condição conhecida como vasodilatação. Isso pode culminar no aparecimento de varizes, que, de tanto se dilatarem, acabam ficando tortuosas e muito aparentes.
Normalmente, a relação dos pés inchados com a bebida ocorre principalmente por causa da desnutrição ou cirrose. No entanto, se a pessoa não consome bebidas alcoólicas com frequência, o inchaço pode ser sinal de alteração na circulação e linfedema (problemas nos vasos linfáticos).
Quais as principais doenças causadas pelo alcoolismo?
Quem já sofre desse problema deve evitar bebidas alcoólicas para que a atividade de circulação do sangue não piore. Arritmia cardíaca: de modo geral, ele afeta o ritmo dos batimentos cardíacos. A bebida alcoólica induz e piora a arritmia. Há também aqueles que devem ter muito cuidado ao beber, mesmo que pouco.
Para aliviar os sintomas relacionados com a má circulação, é recomendado adotar hábitos saudáveis, como por exemplo beber 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação rica em alimentos que estimulem a circulação sanguínea como o alho, praticar regularmente atividade física e tomar os medicamentos, caso haja ...
Veja algumas maneiras de evitar e tratar a má circulação nas pernas