Latossolos são solos minerais, homogêneos, com pouca diferenciação entre os horizontes ou camadas, reconhecido facilmente pela cor quase homogênea do solo com a profundidade.
Os Latossolos Vermelho-Amarelos são identificados em extensas áreas dispersas em todo o território nacional associados aos relevos, plano, suave ondulado ou ondulado. Ocorrem em ambientes bem drenados, sendo muito profundos e uniformes em características de cor, textura e estrutura em profundidade (Figura 1).
Da mesma forma, há diversos tipos de solos no Brasil, sendo o mais comum os Latossolos, ocupando cerca de 38,73% do território brasileiro. Este tipo de solos é mais comum no Sudeste e Centro-Oeste brasileiros.
Você já escutou que um solo pode ser fértil e não ser produtivo? O que torna o solo fértil é o fato do mesmo possuir os nutrientes essenciais em quantidades adequadas e balanceadas para as plantas. Já um solo produtivo é caracterizado por um solo fértil e que também apresenta outros fatores.
Verificado por especialistas Com o tempo, eles passaram a ser adubado, de maneira a aumentar a fertilidade dos mesmos. Mais recentemente, passou-se a utilizar a adubação verde em alguns casos (como uso de leguminosas) e adubos químicos (reutilização das instalações e fábricas que produziam armas químicas).
Quando o solo está encharcado, é indicado que se faça uma drenagem. O solo encharcado traz diversos prejuízos às plantas que ali se encontram porque a alta saturação de água não deixa as raízes se desenvolverem, afetando a captação de nutrientes pela planta, além de causa uma degeneração das raízes.
Resposta. Adubar é uma solução para enriquecer o solo com nutrientes; outra é intercalar a plantação fazendo rotação das culturas para melhorar o teor de nutrientes, por exemplo plantar feijão periodicamente numa plantação de batatas ou qualquer outra que tenha decomposição rapida, - leguminosas -.
Quando o solo está compacto ou duro, as raízes das plantas não conseguem se locomover debaixo da terra em busca de nutrientes para alimentar a planta. É preciso que se are a terra (passe o arado) para torná-la fofa ou macia o suficiente para que isso ocorra. Essa técnica chama-se ARAÇÃO.
O ideal é aplicar adubo, químico ou orgânico, após chuva de boa intensidade ou irrigação. O solo molhado permite o deslocamento dos nutrientes até as raízes e sua adequada absorção. Aplicar adubo com o solo seco é desperdício: os nutrientes não são aproveitados pela planta e o produtor acaba tendo prejuízo.
Verificado por especialistas Uma atitude mais usada quando se tem que logo e usar adubo químico que se faz uso de adubos minerais que já estão na forma mais absorvível pela planta, e também pelos microrganismos que tem a capacidade de imobilizar ou disponibilizar-lo para a planta.
Resposta: Quando tem pouca água: para deixar o solo mais úmido, é preciso irrigar este solo. Quando tem muita água: é necessário drenar a água que está ''afogando'' as plantas.
Deficits hídricos expressivos, durante a floração e o enchimento de grãos, provocam alterações fisiológicas na planta, como o fechamento estomático e o murchamento de folhas e, como consequência, aumentam a queda prematura de flores e ocasionam o abortamento de vagens e “chochamento” de grãos, com a consequente ...
As raízes saudáveis precisam de ar (arejamento) para se desenvolverem, mas um excesso de água no solo impede o ar de penetrar, o que prejudica as raízes da planta. ... Quando um solo deste tipo seca, fica como se fosse cimento, e a água leva muito tempo para o penetrar.