A logística integrada é um método empolgante para as empresas que se preocupam com a competitividade, a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. Ela permite que os processos funcionem mais alinhados e dinâmicos, que os custos sejam diminuídos em vários setores e o esforço produtivo seja mais bem compensado.
Logística integrada é a união dos processos logísticos, desde a compra de um insumo para a produção até a chegada dele ao consumidor final. Dessa forma uma logística integrada eficiente só pode ser alcançada com processos coordenados executados por um sistema de trabalho inteligente.
A logística de suprimentos é o ramo da logística empresarial que trata do planejamento, implantação e controle do fluxo de movimentação e armazenagem de matéria-prima e insumos.
A logística e a cadeia de suprimentos tem por objetivo realizar a gestão de todas as operações associadas à organização interna e externa de uma empresa, garantindo coordenação e integração entre todos os componentes da cadeia, como fornecedores, consumidores e prestadores de serviço.
A logística controla os processos de distribuição e os internos. Já a cadeia de suprimentos monitora os processos internos e externos, inclusive a gestão de todo o ciclo. Portanto, a relação entre os dois elementos é fundamental para os resultados positivos da empresa.
O supply chain management, também conhecido pela sigla SCM ou, na tradução do termo para o português, gestão da cadeia de suprimentos, é um processo de gestão de todos os elos logísticos, focado na eficiência dos resultados.
Problemas da cadeia logística fragmentada (efeito chicote) Se cada organização apenas olhar para as suas operações, corre riscos desnecessários, podendo interromper o fluxo de materiais e aumentar os custos. Uma integração externa à organização remove esse risco e melhora, no conjunto, a cadeia.
O que é Supply Chain Management (SCM) Supply Chain Management significa Gestão da Cadeia de Suprimentos. ... Ou seja, para controlar a chegada da matéria-prima à entrega do produto ao cliente, estabeleceu-se um padrão para orientar as marcas na gestão do fluxo de valor.
SCM é um sistema pelo qual organizações e empresas entregam seus produtos e serviços aos seus consumidores, numa rede de organizações interligadas e lida com problemas de planejamento e execução envolvidos no gerenciamento de uma cadeia de suprimentos.
Basicamente, uma cadeia de suprimentos consiste em uma rede que agrega todos os indivíduos, organizações, recursos, atividades e tecnologias envolvidos na criação e venda de um produto, desde a entrega de materiais de origem do fornecedor até o fabricante, incluindo sua entrega ao usuário final.
Podemos dizer que a cadeia de suprimentos representa um conjunto de atividades que envolvem os processos de compra, armazenamento, transformação embalagem, transporte, movimentação interna, distribuição, e todo o suporte necessário para que tudo isso aconteça.
O Supply Chain Management foi uma natural evolução da logística, pois ele coordena tanto os fluxos internos quanto os externos, como aquisição, compras, planejamento de demanda com fornecedores, integração com ERP, suporte ao consumidor final.
Na prática, Supply Chain Management pode ser entendido como um processo voltado para o planejamento estratégico de fluxos de bens, serviços, finanças, informações e tudo aquilo que for relevante para a boa relação entre empresas.
Um dos benefícios de se manter a cadeia de suprimentos bem organizada é a otimização da linha de produção do negócio. Como o gestor tem controle e acesso a todas os processos internos e externos, consegue alcançar melhores resultados.
Uma cadeia de suprimentos responsiva é aquela que consegue atender a demanda do cliente assim que lhe é requisitada. Por outro lado, esta movimentação pode ter aumento de gastos, o que torna a cadeia menos eficiente. Eficiente é a cadeia que melhor consegue gerenciar produção e custos, com foco no valor.
3a Questão (Ref.: Acerto: 1,0 / 1,0 Frazelle (2002) divide á evolução histórica da logística em cinco fases, são elas: Logística trabalhista, logística estratégica, logística comportamental, cadeias de suprimento e logística internacional.
Pois agora confira elementos básicos para estruturar uma cadeia de suprimentos:
Resposta: Os elementos da cadeia de abastecimento integrada podem ser divididos em planejamento, compras, produção e distribuição.
Os elementos essenciais e que são os pilares para o perfeito funcionamento da cadeia de abastecimento são planejamento, compras, fabricação e distribuição. E devem funcionar de maneira integrada e sincronizada para extrair os melhores resultados.
Não meu caro ! a resposta é a A - Fornecimento, produção e distribuição .