O oxigênio é composto de 2 moléculas O2 e o gás carbônico é CO2 ou seja,tem uma molécula de carbono junto com as de oxigênio.
Após sua inalação, o monóxido de carbono pode causar leves sintomas de envenenamento, dores de cabeça e até falhas na respiração, levando à morte. Os sintomas dependem da concentração de CO no ar atmosférico e do tempo de exposição ao gás.
Apesar da necessidade de manter o CO2 na atmosfera para a preservação das espécies, a sua alta concentração pode ocasionar em poluição do ar, chuva ácida e o constante desequilíbrio do efeito estufa, em decorrência da elevação da temperatura do planeta, causando, consequentemente, o derretimento das calotas de gelo e ...
Muitos organismos nos ecossistemas terrestres e nos oceanos, como as plantas, absorvem o carbono encontrado na atmosfera na forma de dióxido de carbono (CO2). ... Por outro lado, os vários organismos, tanto plantas como animais, libertam dióxido de carbono para a atmosfera mediante o processo de respiração.
Os seres autótrofos (plantas, bactérias e algas) absorvem o dióxido de carbono pela fotossíntese ou quimiossíntese, e o transformam em outras substâncias. Os seres heterotróficos o absorvem por meio de ingestão, lançam o gás de volta à atmosfera por respiração e decomposição deles mesmos.
respiração
Nesse processo, o carbono é devolvido ao meio na mesma velocidade em que é sintetizado pelos produtores, pois a devolução de carbono ocorre continuamente por meio da respiração durante a vida dos seres. ... Com isso, a fotossíntese e a decomposição orgânica, por meio da respiração, renovam o carbono da atmosfera.
O carbono utilizado primariamente pelos seres vivos está presente no ambiente, combinado ao oxigênio e formando as moléculas de gás carbônico presentes na atmosfera ou dissolvidas nas águas dos mares, rios e lagos. ... Os animais, através da respiração, liberam à atmosfera parte do carbono assimilado, na forma de CO2..
O ciclo do carbono envolve os processos de fotossíntese, na qual CO2 é assimilado e O2 é liberado, e a respiração, na qual CO2 é liberado e O2 é consumido.
O ciclo do carbono se constitui pela absorção do gás carbônico pelos vegetais no processo de fotossíntese. Metade deste carbono absorvido é liberado para a atmosfera e a outra metade o vegetal utiliza para produzir açúcares (glicoses). ... O ciclo do carbono também se estende aos oceanos, onde ocorre a difusão.