Centro germinativo é o centro ativado de um folículo linfoide, no qual os linfócitos B são estimulados por antígenos e linfócitos T auxiliares a gerar células de memória.
As funções dos macrófagos se caracterizam pela neutralização, ingestão e destrui- ção de partículas, incluindo os biopatógenos, além de processar e apresentar antígenos para os linfócitos T. Neste contexto, são as células dendríticas as mais especializadas na captura e na apresentação de antígenos para os linfócitos T.
São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfoides que se diferenciam em células pre-búrsicas e pre-timócitos. Os pre-timócitos dão origem aos Linfócitos T que por sua vez vão amadurecer no timo; já as células pre-búrsicas dão origem aos Linfócitos B e amadurecem na própria medula óssea.
Podemos dizer que a recirculação dos linfócitos pode ser definida como um processo realmente comum dentro de um organismo e, segundo ele, ocorre a possibilidade de que estas células de defesa acabem migrando para células endoteliais e outros órgãos linfóides.
Células T virgens (naïve), isto é, aquelas que ain- da não encontraram o antígeno de sua especificidade, requerem a co-estimulação via engajamento da molé- cula de superfície CD28 pelas moléculas da classe B7 (CD80 e CD86) na superfície da CAA para amplificar a sinalização do TCR.
Células dendríticas - Expressam receptores que reconhecem moléculas produzidas pelos microrganismos e respondem com a produção de citocinas; - Em resposta a ativação por patógenos tornam-se móveis, migram para os ganglios linfáticos e apresentam os antígenos aos linfócitos T.