Lá nos primórdios ele se chamava PIA – Plano Individual de Atendimento. Há também quem o chame de PIF- Plano de Intervenção Familiar. Mas eu gosto mesmo é de PAF: Plano de Acompanhamento Familiar.
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
De acordo com o Caderno de Orientações Técnicas do PAIF – Volume 2, o “Plano de Acompanhamento Familiar consiste no planejamento conjunto entre a(s) família(s) e profissional do acompanhamento familiar, imprescindível para o alcance dos objetivos desse processo.” Tal plano é fundamental para o estabelecimento de ...
A média salarial de um assistente social, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), é de R$ 5.
Mas, em resumo, no hospital o assistente social desempenha atividades como: ... Participação na elaboração, gerenciamento e organização de políticas sociais do hospital. Mobilização de recursos para o tratamento dos pacientes. Orientações ao paciente, familiares e acompanhantes quanto aos seus direitos e deveres.
O SCFV tem por objetivo complementar o trabalho social desenvolvido com famílias pelo PAIF, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária junto aos usuários.
É um serviço oferecido por profissionais da Psicologia e Serviço Social e tem como compromisso o ingresso e acompanhamento das crianças e adolescentes nos programas da instituição, com atendimentos individuais de jovens e crianças, de atendimentos e trabalho em grupo e, por fim, atendimento aos familiares destes ...
De acordo com Minuchin1, a estrutura familiar é constituída por um "conjunto invisível de exigências funcionais que organiza a maneira pela qual os membros da família interagem" (p. ... A partir dessas interaçoes, os padroes se constituem e determinam-se os papéis familiares, mantendo, assim, a homeostase da família.
O acompanhamento social se configura como um processo de trabalho da/o assistente social, com uma série de estratégias e técnicas para construir respostas às demandas identificadas ou vocalizadas pelos sujeitos.
O que são ações particularizadas? Referem-se ao atendimento prestado pela equipe técnica do CRAS à família – algum (ns) membro(s) ou todo o grupo familiar, após a acolhida, de modo individualizado.
Atendem pessoas com distúrbios mentais e comportamentais, vítimas de depressão, ansiedade, síndrome do pânico, etc. Também oferecem orientação para quem busca formas de melhorar a qualidade de vida, superar traumas, fobias, limitações ou encontrar sua orientação vocacional.
Como se tornar um Terapeuta? Em geral, o terapeuta como conhecemos é o profissional da psicologia clínica e, portanto, deve obter o título de bacharel em Psicologia em um curso devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC).
Qualquer pessoa pode ser um constelador familiar. Isso se aplica na formação do terapeuta, visto que não há requisitos quanto a isso. Contudo, recomendamos a patente de outros cursos superiores, a depender da área onde você queira atuar.
Para se tornar um constelador, é necessário realizar uma formação de seis meses que envolve teoria, análise e supervisão. É considerada uma técnica terapêutica e que permite, após a formação, que o então terapeuta constelador possa clinicar.
Depende. Pais podem constelar para seus filhos menores de idade, pois são seus guardiões. Diferentemente, filhos maiores de idade e demais pessoas precisam querer olhar, pessoalmente, para as próprias questões. Você não tem como levar uma melhora para alguém que não quer fazer esse movimento.