O Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo. ... Juntamente com o Diencéfalo, constitui o Prosencéfalo durante o desenvolvimento embrionário. O telencéfalo compreende os dois hemisférios cerebrais, direito e esquerdo, incompletamente separados pela fissura longitudinal do cérebro.
O diencéfalo é uma divisão do prosencéfalo (prosencéfalo embrionário) e está situado entre o telencéfalo e o mesencéfalo (mesencéfalo embrionário). ... O prosencéfalo se divide gradualmente no telencéfalo e no diencéfalo. Seu estudo é baseado na parede do terceiro ventrículo e de núcleos específicos e não específicos.
A porção medial do tálamo forma a parede lateral do III ventrículo, cujo tecto é constituído pelo fórnix e pelo corpo caloso, formações telencefálicas. ... A face lateral do tálamo é separada do telencéfalo pela cápsula interna, compacto feixe de fibras que ligam o córtex cerebral a centros nervosos subcorticais.
O hipotálamo é a região do encéfalo (diencéfalo) de vertebrados relativamente pequenos, localizado sobre o tálamo, cuja função é manter a homeostase, isto é, o equilíbrio das funções internas corporais em ajustamento ao ambiente, principalmente por meio da coordenação entre o sistema nervoso e o sistema endócrino.
Tálamo: É o transmissor dos impulsos nervosos para o córtex cerebral, onde se direciona ao cérebro para serem processadas. Exerce papel na regulação da consciência. Hipotálamo: Controla a temperatura do corpo, o apetite e o equilíbrio hídrico do corpo, alem de ser o principal centro emocional e do comportamento sexual.
A principal função do tálamo é servir de estação de reorganização dos estímulos vindos da periferia e do tronco cerebral, e também de alguns vindos de centros superiores. ... Daí, partem novos axônios que vão efetuar ligações com outros centros superiores, principalmente o córtex cerebral.
Significado de Tálamo [Anatomia] Parte do encéfalo situada na base do cérebro. (É centro de transmissão; intervém na sensibilidade superficial e profunda.).
O tálamo é uma região de grande importância funcional e atua como estação de retransmissão para os principais sistemas sensitivos (exceto a via olfatória). Está ainda implicado no controle da motricidade (extrapiramidal), no comportamento emocional e no grau de ativação do córtex.
Tálamo (do grego thálamos = quarto, câmara) pode referir-se a: leito nupcial e por extensão, o quarto onde o casal tem sua intimidade.
Significado de Câmara substantivo feminino Compartimento de uma casa; quarto de dormir. Sede de certos órgãos profissionais: câmara de comércio. Local em que se situa o órgão deliberativo e legislativo da administração de uma cidade: câmara municipal.
Recanto; lugar oculto.
Significado de Símplices substantivo masculino plural Drogas que entram na composição dos remédios. Elementos que entram na composição dos corpos. Ingredientes que entram na fabricação das tintas.
Espaço descoberto, sobre uma casa, ou ao nível de um andar dela. 2. Terrado; terraço; eira.
1. Repreender branda e benevolamente (denunciando o mal feito e encarecendo o bem a fazer).
Significado de Incauto Que não demonstra malícia ou perversidade; crédulo, ingênuo.
A Cota de Juquira é um título legal negociável representativo de áreas com vegetação nativa ou em regeneração, ou seja, juquira, além da área exigida como Reserva Legal.
1. Que crê facilmente, por simplicidade ou ignorância (ex.: pessoa crédula). 2. Que denota crenças ingénuas ou pouco razoáveis (ex.: inocência crédula).
Desguarnecido vem do verbo desguarnecer. O mesmo que: desguardado, desprotegido, desmobiliado.
Significado de Forja substantivo feminino Estabelecimento industrial onde se transforma o ferro em aço e se martela este metal a quente para dar-lhe diferentes formas; fundição.
Significado de Guarnição substantivo feminino Tudo quanto serve para guarnecer ou adornar.
Significado de Carapaça substantivo feminino Revestimento córneo, quitinoso ou calcário, que protege o corpo ou parte do corpo de diversos animais (tatu, tartaruga, crustáceos).
- Carapaça - A sapateira e a lagosta têm o corpo protegido por quitina com substâncias calcárias formando um exosqueleto muito duro, chamado crusta ou carapaça, que evita a perda de água.
Insetos, moluscos e crustáceos possuem carapaças que funcionam como uma armadura, protegendo de choques, de predadores e da desidratação. As carapaças dos insetos, como a da joaninha, por exemplo, são normalmente feitas de quitina, um revestimento resistente e impermeável.
A carapaça serve para proteger. A cabeça não tem dentes mas tem bico. Umas têm barbatanas para nadar (e custa-lhes muito andar em terra) e outras têm patas (e não gostam de água). Por isso, a forma como se deslocam depende do habitat da espécie.
Ordem Quilônios: os quilônios ou testudinata são os jabutis, tartarugas e cágados. Esses animais apresentam carapaça e um ventre rígido que se fundem com as placas ósseas dérmicas. Esses elementos mais o escudo em volta do corpo os protegem contra predadores.
Fibras híbridas Misturando a quitosana, uma fibra encontrada na carapaça de caranguejos e camarões, com um poliéster industrial, eles criaram um novo material que serve como suporte para reparar nervos severamente danificados por acidentes.
Os répteis são os animais que possuem carapaça, escamas ou placas duras em seu corpo, além de rastejarem para se movimentar. Representando uma classe de animais, os répteis são animais vertebrados que possuem o corpo completamente coberto por uma camada dura e resistente formada por queratina.