[ Medicina ] Lesão com hemorragia subcutânea em forma de estria. (Mais usado no plural.)
substantivo feminino Leve equimose de pele (cutânea) causada por uma tendência própria ou por algum fator externo. [Figurado] O que pode ser utilizado contra a reputação de alguém; vitupério. Etimologia (origem da palavra sugilação).
A equimose é o extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos da pele que se rompem formando uma área de cor roxa e, normalmente, está relacionada a traumas, contusões ou efeito colateral de alguns medicamentos, por exemplo.
Um grande número de livros textos de Medicina Legal indica que através da evolução cromática da equimose seria possível estimar há quanto tempo ocorreu a lesão que a produziu. Segundo estes, a equimose de cor esverdeada é indicativa de que a lesão tenha uma evolução que varia entre 7 e 12 dias.
Causas. Geralmente é causada por um golpe (contusão), mas também pode ser causado por distúrbios de coagulação ou por uma virose. As que surgem à distância resultam da migração do sangue extravasado ou por aumento da pressão venosa por compressão das veias de drenagem, por exemplo, sangramento em conjuntivas oculares.
3 dicas simples para tirar roxo da pele
A equimose é caracterizada por um sangramento em que ocorre a infiltração do sangue nos tecidos do corpo, como a pele, por exemplo, devido à ruptura de alguns vasos sanguíneos, o que resulta em manchas roxas no corpo. Por ambos serem manchas roxas no corpo, é comum confundir um hematoma e uma equimose.
São pontos hemorrágicos maiores que as petéquias, chegam a cerca de 1cm. Também ocorre por diapedese, mas podem ocorrer também por reunião de petéquias.
As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas. A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.