Odu, é o conhecimento utilizado para decodificar o mistério contido no Ori de uma pessoa. Os 16 Odus contêm todas as mensagens adequadas e compatíveis com a vida, fase da vida e o tempo de cada pessoa na terra. A divindade oracular Ioruba é chamada Ifá e também Orunmilá.
Irossum
Saudação ao orixá Iemanjá Significado: Salve a Senhora das águas! Expressão corporal: braços abertos com as mãos para o alto ou mãos espalmadas para cima na altura da cintura fazendo movimentos circulares.
Quando Obatalá e Odudua se casaram, tiveram dois filhos: Iemanjá (o mar) e Aganju (a terra). Os irmãos se casaram e tiveram um filho, Orungã (o ar).
Dandalunda, Janaína, Marabô, Princesa de Aiocá, Inaê, Sereia, Mucunã, Maria, Dona Iemanjá.
De maioria feminina, o arquétipo da filha de Iemanjá é uma mulher querida, carinhosa, preocupada com todos ao seu redor e que se destaca pelos seus dotes culinários e cuidado na alimentação das pessoas que ama. Costumam ser extrovertidas e assumir a liderança da casa, são muito respeitadas pela sua sabedoria e comando.
Os filhos de IEMANJÁ VELHA com OXALÁ são reservados e discretos, sérios e justos, comunicativos e possuem instinto maternal. São caseiros e demoram a confiar nas pessoas. Gostam de conforto e são caprichosos e ciumento com as pessoas que estimamo e com seus objetos pessoais.
Os filhos de oxalá se apegam muito às pessoas e têm o sonho de tornar o mundo um local melhor para se viver. Com seu jeito calmo, escrupuloso e honesto, tenta pregar aos outros o que é certo e como isso pode contribuir para um mundo melhor.
Evitar carne de pato (quizila de Iemanjá). Evitar carne de ganso (quizila de Oxumarê). Não comer carne de pombo ou galinha D'angola. Não ter em casa penas de pavão (tiram a sorte).
Para usar a tabela, procure na coluna dos ANOS o ano em que se deu o nascimento e siga à direita, em linha reta, até a coluna dos MESES, até o mês do nascimento. Some o número que aí está ao dia do nascimento.
Os filhos de oxum costumam ser mais gordinhos pois têm tendência a ganhar peso. Costumam lidar bem com a sua aparência, até porque são muito vaidosos, mas é preciso cuidar pois são preguiçosos para fazer dieta e exercício físico e adoram os prazeres da vida e da comida.
A primeira vez que Oxum se manifestou dentro do Ìsésé foi bem estranho. A possessão, como se chama dentro do culto foi visceral. Deve ter durado em média uns 4 minutos, no máximo. A minha percepção do meio ficou confusa e meu corpo fazia atos que eu nem podia imaginar quais seriam os próximos, não tinha como prever.
A luz de um filho de Ogum e Oxum é algo deslumbrante, que aconchega e protege ao mesmo tempo. É dito que felizes são aqueles que tem o respeito e o carinho desse filho, porém aqueles que buscam mazelas com ele devem estar preparados, pois ele não foge de uma batalha, e certamente a vencerá.
Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.
Seus filhos são autênticos e de personalidade forte. Carregam consigo as magoas e tristezas da vida. Têm poucos amigos e sempre são ponderadas e justas. ... Os filhos da Oxum Opará em algumas fases estão mais carinhosos, dengosos, como a Oxum.
Oxum, Orixá do amor, é representada pela cor amarela. ... Principais oferendas de Oxum: Mel, melão, alfazema, açúcar, água de coco e quindim, lírios, margaridas e rosas amarelas (que podem sempre ser usadas em banhos o ano todo).
Faça uma mistura de açúcar cristal, noz-moscada ralada e canela em pó e cubra o obì. Despache esta magia próximo a um rio, cachoeira ou jardim fazendo seus pedidos com fé a Oxum Opará.
Omolocum - comida ritual da Orixá Oxum, é feito com feijão fradinho cozido, refogado com cebola ralada, pó de camarão defumado, sal, azeite de dendê ou azeite doce.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
Quizilas de Iemanjá: Banana-figo, peixe de pele, inhame, uva branca. Quizilas de Oxum: Tangerina, carcaça da galinha, camarão vermelho, cavalinha, feijão, tapioca, galinha, Pombo. Quizilas de Oxumaré: Ovos, tudo que rasteja, abobrinha, amendoim, fruta-do-conde, grão de bico, pipoca.
Frutas e Flores dos Orixás na Umbanda