A Marinha dos EUA conta atualmente com 11 porta-aviões na frota, todos com propulsão nuclear.
Os Estados Unidos constituem o país com o maior número de porta-aviões, com onze em serviço neste momento, representando um símbolo da capacidade de projeção de força do país e de seu status enquanto grande potência militar.
Porta-aviões
Espera-se que seja capaz de transportar 24 aeronaves polivalentes, 6 helicópteros e até 20 UAVs, disse a Nevsky em um livreto lançado por ocasião de seu 90º aniversário.
Segundo o SCMP, Pequim planeja contar com seis porta-aviões até 2035, organizados em três frotas que devem cobrir os mares Amarelo, da China Oriental e do Sul da China.
O Brasil é o único país na América Latina e um dos poucos no mundo que possuem um porta-aviões, o NAe São Paulo – apenas outras sete nações possuem esse tipo de embarcação.
A lista hoje de nações que tem como poder bélico os porta-aviões não é tão extensa; Os seguintes países são os EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, Itália, Espanha, Japão e Índia.
Das 32 unidades previstas, 27 são navios-patrulha de 500 toneladas de deslocamento, orçados em R$ 2,16 bilhões.
Um cruzador é um tipo de navio de guerra. Designando originalmente qualquer navio encarregado de tarefas de exploração em uma esquadra, o termo "cruzador" passou a designar, no final do século XIX, um tipo específico de navio oceânico, maior e mais armado que as fragatas, que acabou por substituí-las.
Um contratorpedeiro, também referido como Destroyer ou Destróier, é um tipo de navio de guerra, rápido e manobrável, concebido para escoltar navios maiores numa esquadra naval ou comboio de navios e defendê-los contra agressores menores, mas perigosos.
Os navios de carga geral são os navios que transportam vários tipos de cargas, geralmente em pequenos lotes – sacarias, caixas, veículos encaixotados ou sobre rodas, bobinas de papel de imprensa, barricas, etc. Esses navios têm geralmente quatro ou cinco porões.
Navios destinados ao transporte de carga homogénea, a granel (não unitizada), com carga/descarga vertical através de escotilhas de grandes dimensões. Os graneleiros têm a sua origem remota nos navios de carga a granel que surgiram nos Grandes Lagos dos EUA para o transporte de minério de ferro.
Exemplo de cargas transportadas em navios frigoríficos: carnes, frutas, leite e seus derivados, sucos, etc. Graneleiros (bulk carrirer) – são navios especializados para o transporte de carga sólida e granel. Exemplo de cargas transportadas em navios graneleiros: milho, soja, açúcar, minérios, fertilizantes, etc.
400 000 toneladas