substantivo masculino Subdivisão ou item de um texto, de uma súmula, de um roteiro: os tópicos mais notáveis do discurso. Breve comentário de jornal, ordinariamente sobre assunto da atualidade; suelto.
Capa na ABNT (NBR 14724)
Tópico de parágrafo, ou tópico frasal, é a informação mais importante do parágrafo. Normalmente é colocado no início do parágrafo e é desenvolvido por meio de exemplos, de alusões e de detalhamentos. Nos textos em prosa, as frases e os períodos se organizam em eixos denominados parágrafos.
O parágrafo inclui um ou mais períodos, no qual se desenvolve uma ideia central. O período é constituído por uma oração (frase, proposição) ou conjunto de orações que formam um sentido completo. Os sinais de pontuação dois-pontos, parágrafo, travessão que introduzem o discurso directo indicam a abertura de parágrafo.
Parágrafo Dissertativo Os parágrafos dissertativos utilizam a estruturação principal dos parágrafos. A ideia do autor é desenvolvida entre a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Nesse modelo, o autor apresenta e conclui o assunto.
Essa estrutura é constituída por três partes: a ideia-núcleo, as ideias secundárias (que desenvolvem a ideia-núcleo) e a conclusão (que reafirma a ideia-núcleo).
É fundamental que você entenda que um único parágrafo não comporta várias ideias, ou seja, cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo. Apresentada a ideia-núcleo, que é a mais importante, você poderá desenvolver ideias secundárias, que logicamente devem dialogar com a ideia principal.