Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem.
Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes, que são os permanentes. ... Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Existem três tipos de alimentação fluvial: Pluvial: recebe água das chuvas. Nival ou glacial: recebe água do derretimento das geleiras. Plúvio-nival: recebe água do derretimento de geleiras e das chuvas.
Tipos de drenagem
Resposta. Resposta: A distribuição de chuvas da região, a estação do ano.
Como se caracteriza o regime de alimentação dos rios brasileiros? ... O regime de alimentação dos rios brasileiros é pluvial, apenas o rio Amazonas tem, na sua nascente, um regime nival, ou seja, das neves, e o período de maiores cheias dos rios brasileiros é sempre o verão.
A erosão das margens côncavas e deposição nas margens convexas tende a fazer as curvas de meandro se moverem lateralmente, atravessando o vale.