Banana, pacoba ou pacova é uma pseudobaga da bananeira, uma planta herbácea vivaz acaule da família Musaceae (género Musa - além do género Ensete, que produz as chamadas "falsas bananas"). São cultivadas em 130 países.
As bananas que cresciam na África e Sudeste da Ásia eram pequenas se comparadas às de hoje. Conta-se que eram do tamanho de um dedo e por isso teriam usado o nome banan, palavra árabe para dedo. ... Esse nome ainda é usado nos países hispânicos, além das palavras banana e banano.
Não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.
Por ser um fruto partenocárpico, a banana não possui sementes, com exceção de uma espécie vendida no mercado indonésio, a Musa balbisiana. ... A banana contém grandes quantidades de açúcares: sacarose, frutose e glicose. Além disso, a fruta é rica em fibras, vitaminas A, B1, B2 e C, cálcio, fósforo e ferro.
Além de sabor muito agradável, a banana é uma fruta rica em carboidratos, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio, fibras e triptofano.
O fruto é rico em açúcares e sais minerais, sobretudo potássio e fósforo, além de possuir teores médios de cálcio, ferro, cobre, zinco, iodo, manganês, cobalto e vitamina A.
Além de serem ricos em potássio, esses três tipos de banana têm outros benefícios nutricionais
A goiaba conta com com 2,6 gramas de proteína em 100 gramas. Mas, há mais - esta fruta é rica em licopeno, um antioxidante com ação anticancerígena.
Alimentos ricos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na sua dieta
Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.