Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo.
Também chamadas de endógenas, são as forças responsáveis por dar forma ao relevo. São três os agentes internos do globo: o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
Designação das forças que atuam na superfície terrestre, mas cuja origem é exterior à Terra, e que se baseiam na força gravitacional e na energia precedente da irradiação solar.
Os agentes transformadores do relevo são classificados conforme a origem de suas ações, aqueles que atuam abaixo dos solos são chamados de agentes endógenos ou internos e aqueles que atuam sobre a superfície são chamados de agentes exógenos ou externos.
A Diferença é Que As Forças Endógenas São Forças Do Interior Da Terra Que Formam Relevos, e a Exógenas São Forças Exteriores Que Modificam o Relevo. Exemplo: Água Da Chuva Modifica o Relevo Causando Erosões Entre Outros.
R: A mudança social se estabelece de duas formas: 1- por forças endógenas ou internas – isto é, por mudanças originadas dentro da própria sociedade – que são as invenções; 2- por forças exógenas ou externas – quando são provenientes de outras sociedades – que é a difusão cultural.
Os agentes geológicos endógenos referem-se à interação de forças internas da Terra, tais como: aquecimento provocado por radioatividade; variações de pressão e temperatura provocadas por reações e recristalizações minerais para fases minerais mais ou menos densas com emissão ou absorção de calor o que leva a ...
As forças externas, também chamadas de forças exógenas, têm função importantíssima na formação do relevo, assim como as forças internas. O intemperismo físico atua no processo de “desgaste” das superfícies rochosas. ... As águas das chuvas e dos rios, a neve e o vento também são agentes modeladores do relevo.
Os principais agentes externos de transformação do relevo são a água, o vento e o clima. Eles ajudam a modificar os contornos das paisagens naturais e até atuam na modelagem de novas feições terrestres. Em conjunto, esses elementos atuam naquilo que chamamos de intemperismo e também fomentam o processo de erosão.
A NATUREZA TRANSFORMA A PAISAGEM A AÇÃO DO VENTO E DA ÁGUA, AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS E OS TERREMOTOS, POR EXEMPLO, MODIFICAM AS PAISAGENS. O VENTO E A ÁGUA DESGASTAM OS MATERIAS QUE COMPÕEM AS ROCHAS DA SUPERFÍCIE TERRESTRE. OS MATERIAIS ORIGINADOS DESSE PROCESSO ACUMULAM- SE EM OUTROS PONTOS DA SUPERFÍCIE.
Os agentes externos transformadores da paisagem são:o. relevo terrestre,a energia solar,decomposição(intemperismo),e as erosões.
Os agentes externos do relevo mais preponderantes são as águas (fluviais, pluviais, marítimas etc.), os ventos e as alterações climáticas, que ocasionam dois principais processos: o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.
Os agentes endógenos, também chamados de agentes internos, são aqueles que atuam abaixo da superfície ou que são oriundos de fenômenos internos. Nessa categoria, podemos citar o tectonismo, o vulcanismo e os terremotos.
As forças externas de transformação do relevo são: a água (das chuvas, dos oceanos e dos cursos d'água), o vento, a temperatura (ou a variação das temperaturas), as geleiras e os seres vivos em geral (incluindo os humanos).
Água, chuva, ar, fogo, uso radical do solo e até mesmo o ser humano.
A ação dos agentes externos ou exógenos Atuam na realização de processos erosivos, também chamados de desgaste, e de transporte de sedimentos, também chamado de deposição. Dentre os agentes exógenos, a água é considerada o principal, pois atua através das chuvas, dos rios, dos mares e oceanos e do derretimento do gelo.
Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.
Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico. Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua.
O principal agente modificador é o ser humano.
O principal agente transformador do espaço geográfico é, sem dúvida, o ser humano. É ele que, com a sua intencionalidade, transforma os espaços naturais e modifica-os de acordo com a sua vontade e necessidade, alterando a paisagem existente por meio de construções como casas, prédios, estradas, cidades, etc.
Porém, o homem é o principal agente modificador do espaço, interferindo em diferentes épocas e escalas e com diferentes povos se relacionando com o meio ambiente. Não é o lugar deles. Espaço geográfico, vem de um passado de muitas transformações como da organização social e econômica, densidade demográfica.
Os agentes modificadores são os que ocorrem na superfície do globo e estão profundamente ligados às condições climáticas regionais. A água de chuva, o mar, os rios, os ventos e as geleiras estão continuamente modificando ou esculpindo o relevo terrestre, num incessante trabalho de destruição e construção.
Resposta. porque ele polui os rios, mares, solo alterando todo o ecossistema, consequentemente, matando diversas espécies. Além de queimar e destruir florestas alterando as cadeias alimentares.
O ser humano é o principal agente modificador do meio, adaptando-se rapidamente e modificando para atender às suas exigências e para satisfazer as suas necessidades primárias. Porém, somos o único organismo com necessidades secundárias para manutenção do que concebemos como status quo (Córdula, 1999).
Resposta. Resposta: Agentes erosivos. Exemplo: Ventos, chuvas, rios e entre outros.
Por fim, existe a modificação do relevo por meio da ação dos ventos, denominada erosão eólica. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O homem também é um agente externo de transformação do relevo.