O diagnóstico é confirmado por aumento de protoporfirinas nos eritrócitos, fezes e plasmas, embora em níveis menores do que em outras Porfirias e porfirinas normais na urina. Os pacientes podem apresentar anemia leve e hipertrigliceridemia.
Substâncias químicas como solventes clorados, hexaclorobenzeno, bifenilas polihalogenadas, dioxinas, cloreto de vinila, tetracloreto de carbono, benzeno, clorofórmio. Metais pesados como chumbo, mercúrio e arsênio.
Em medicina ocupacional, a síndrome nefrítica aguda pode se correlacionar com intoxicação ocupacional aguda por qual dos agentes abaixo? Chumbo ou seus compostos tóxicos. Fósforo ou seus compostos tóxicos. Hidrocarbonetos alifáticos halogenados.
Portanto, uma diminuição do pH (aumento de H+) resulta em uma dissociação entre o oxigênio e a hemoglobina. Devido ao efeito Bohr, a Hb auxilia também no transporte de CO2. O gás carbônico, portanto, é transportado pelo sangue na forma de bicarbonato.
13. É a tendência do O2 de ser liberado da hemoglobina quando a PCO2 aumenta. Isso acontece, pois a ligação do CO2 à hemoglobina diminui sua afinidade com o O2.