Coordenação motora fina: dessa maneira, o treino é voltado a musculaturas menores, como mãos e pés. Alguns exemplos de atividades são desenhar, pintar, deslocar objetos, com o intuito de realizar pequenos e leves movimentos.
As consequências do não desenvolvimento da coordenação motora são principalmente a noção espacial prejudicada, lateralidade precária e o tempo de reação defasado.
O transtorno motor não está associado à falta de prática ou experiência com atividades motoras, mas quanto maior a dificuldade motora, mas difícil para a criança se interessar por esportes ou atividades de movimento, o que pode gerar sedentarismo e suas consequências.
Este é o termo médico para ações repetitivas ou ritualísticas vindas do movimento, da postura ou da fala. As estereotipias costumam acontecer em situações que o autista se sente bombardeado por estímulos, e as ações repetitivas ajudam a pessoa a se reorganizar internamente e processar tudo o que está sentindo.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades.
O que é | Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (TID) são distúrbios que prejudicam a interação social e as habilidades comunicativas e comportamentais dos indivíduos.
7 Dicas para lidar com alunos superdotados