Significado de Marchinha substantivo feminino Música de carnaval, de ritmo vivo, em compasso binário. Etimologia (origem da palavra marchinha). Diminutivo de marcha.
As marchinhas de carnaval, que retratam muito bem a história urbana do Rio de Janeiro, começaram a ser produzidas no final dos anos 20. E elas retratavam, claro, as mulheres, os homens, a vida doméstica, o casamento e de uma forma muito preconceituosa, em geral.
Ó Abre Alas
O carnaval é o evento popular mais famoso do Nordeste, especialmente em Salvador, Olinda e Recife. ... A dança é uma expressão do desabafo da alma popular, da gente mais sofrida do Nordeste brasileiro. É uma dança de roda ou de fileiras mistas, de conjunto, de pares, que vão ao centro e desenvolvem movimentos ritmados.
Há 85 anos, o Brasil se despedia de Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga. Nascida em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro, ela foi uma compositora, pianista e regente que, com sua obra, mudou a história da música brasileira – e abriu portas para muitas mulheres.
Chiquinha Gonzaga foi uma maestrina, pianista e compositora brasileira. Sua importância no cenário artístico do país é tamanha que foi considerada uma das maiores influências da MPB. ... Nascida no Rio de Janeiro, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi uma pianista, maestrina e compositora carioca. Considerada uma das maiores influências da música popular brasileira, era neta de uma escrava liberta e foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
17 de outubro de 1847
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
As pombas
“Compositora e maestrina de sucesso, numa época em que mulher não tinha profissão, ela abriu caminhos e ajudou a definir os rumos da música brasileira”. A obra de Chiquinha Gonzaga, estimada em cerca de duas mil canções e 77 partituras para peças teatrais, é maior do que qualquer compositor de seu tempo.
Chiquinha foi obrigada a acompanhar o marido em algumas viagens, mesmo insatisfeita com a situação de viajar reclusa em seu camarote, pois as ordens do marido era que ela não se envolvesse com música, Chiquinha resolve então voltar com o filho para a casa de seus pais, onde havia ficado sua filha Maria.
Chiquinha era feminista – numa época em que a palavra ainda nem figurava nos dicionários – e também militava a favor da abolição da escravatura e da proclamação da República. De porta em porta, ela vendia suas partituras para ajudar a financiar a Confederação Libertadora, organização antiescravista da qual fazia parte.
Chiquinha Gonzaga (1847-1935) foi uma compositora, pianista e regente brasileira, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, combinando o popular com o erudito. Autora da primeira marchinha de carnaval "Ó Abre Alas". ... Chiquinha recebeu a mesma educação dada às crianças burguesas da época.