# Como faço para sair da negação?
Negar uma proposição significa trocar o seu valor lógico. Em outras palavras, a negação de uma proposição verdadeira é uma proposição falsa; a negação de uma proposição falsa é uma proposição verdadeira.
Basicamente, a regra é: para negar uma proposição simples devemos modificar apenas o seu verbo. Por exemplo, considere a proposição: “Guilherme jogou um livro na perna de João”. A negação, de acordo com a Lógica, limita-se a trocar o valor-verdade da afirmação feita. Limita-se a dizer que a afirmativa é falsa.
Para negarmos uma sentença com conectivo “ou” a Lei de De Morgan nos orienta a negar todas as partes trocando o conectivo “ou” pelo conectivo “e”. Assim a negação da proposição “João é rico, ou Maria é pobre” pode ser escrita como “João não é rico, e Maria não é pobre”.
Para negar a bicondicional, teremos na verdade que negar a sua conjunção equivalente. E para negar uma conjunção, já sabemos, nega-se as duas partes e troca-se o E por OU. Fica para casa a demonstração da negação da bicondicional.
Conectivo Ou ( v ), chamado de disjunção Lei: Uma proposição composta (molécula) disjutiva será verdadeira se pelo menos uma das suas proposições simples (átomos) forem verdadeiras. Se todas as proposições simples (átomos) forem falsas, a proposição composta (molécula) disjuntiva será falsa.
Definir a disjunção é exatamente caracteriza-la como sendo verdadeira ou falsa, sendo que por definição uma disjunção sempre será verdadeira caso ao menos uma das proposições componentes da sentença seja verdadeira.
Na disjunção inclusiva a verdade de uma proposição não impede a verdade da outra. Na disjunção exclusiva a verdade de uma implica a falsidade da outra. Isto é uma verdade lógica.
A operação lógica da disjunção funciona de forma semelhante à conjunção semântica ou. A disjunção é verdadeira se alguma das frases o for. No entanto, como a linguagem pode ser ambígua, nem sempre as conjunções semânticas têm este significado matemático: este ou pode significar uma disjunção exclusiva.
Significado de Disjunção substantivo feminino Separação, desunião, divisão.
A conjunção é uma operação na lógica matemática, que pode ser ligada à operação de interseção de conjuntos. A conjunção é representada pelo conectivo lógico ∧, e em programação por AND ou && que = a letra E Ex: João ∧ Maria vão ao shopping A conjunção lógica pode ainda ser representada pelo símbolo do produto.
A lógica matemática é uma subárea que desdobra-se na análise das proposições, a fim de verificar se uma afirmação é verdadeira ou falsa. Entre as suas aplicações destacam-se a programação de computadores e o uso em questões de vestibulares. Todas essas áreas compartilham princípios básicos de lógica e definibilidade.
Os conectivos lógicos são utilizados para operar as proposições simples, transformando-as em proposições compostas. Eles são de suma importância para a interpretação das questões nas provas de concursos. São eles: “e”, “ou”, “se, então”, “se, e somente se” e “ou… ou…”.
Neste artigo, falaremos sobre as proposições simples, que são a base do Raciocínio Lógico. ... “Chama-se proposição toda oração declarativa que pode ser valorada em verdadeira ou falsa, mas não as duas”.
Utilizamos os conectivos de continuação ou adição para acrescentar algo ao texto e que esteja relacionado com o que anteriormente foi apresentado. Além disso; demais; ademais; outrossim; ainda mais; por outro lado; também; e; nem; não só; como também; não apenas; bem como.
Confira os 10 principais conectores:
Linking Words
Os principais conectivos em inglês