A presença de atrofia pode estar associada à infecção e o tratamento da bactéria melhora o quadro histológico. Se a atrofia for muito acentuada ou estiver presente no corpo e não no antro gástrico, deve-se pensar na hipótese de gastrite autoimune, mas isso pode ser bem investigado por um gastroenterologista.
Os pacientes com gastrite atrófica autoimune podem ser assintomáticos, mas a maioria apresenta dispepsia com sofrimento pós-prandial e podem apresentar indigestão, refluxo ácido, dor em abdome superior, gases frequentes, saciedade precoce ou falta de apetite e perda de peso.
Estagiamento OLGA I : Estágio de atrofia mais baixo, detectado em biópsias. E geral, podem estar associados a infecção ativa por H. pylori, ou dificuldade de análise do material por uso associado de inibidos de bomba de prótons . Deve ser mencionada no laudo histológico, a suspeita de infecção por H.
Quando afeta a glândula prostática inteira é denominado atrofia difusa. Isso geralmente é causado por hormônios ou radioterapia da próstata. Quando a atrofia afeta algumas áreas da próstata, é chamada de focal. A atrofia focal pode às vezes parecer câncer de próstata sob o microscópio.
A atrofia prostática focal representa uma forma de resposta adaptativa a uma lesão mais freqüentemente devido a inflamação e/ou isquemia local. É intrigante que ácinos atróficos possam produzir excesso de PSA sérico.
Neoplasia intraepitelial prostática Nessa condição, há alterações na forma como as células da próstata são vistas sob o microscópio, pois as células anormais não parecem se desenvolver junto com as células cancerígenas.
É um tumor raro, correspondendo a menos de 10% das neoplasias do trato genito-urinário. Trata-se de uma neoplasia originada na camada de revestimento interna do trato urinário, presente na pelve renal, ureter, bexiga e uretra.
Neoplasia intraepitelial prostática. Existem alterações na forma como as células da próstata são vistas sob o microscópio, mas as células anormais não parecem ter se desenvolvido em outras partes da próstata, como aconteceria com as células cancerígenas.