É considerado um dos mais destacados pintores do movimento denominado “Muralismo Mexicano”. Dono de um espírito revolucionário, Rivera buscou apresentar sua arte para o público de maneira singular. Assim, em detrimento das pinturas de cavalete, pintou grandes murais.
Ruth Rivera Marín
A Vida Pessoal de Diego Rivera Quando retornou ao México, casou-se com Guadalupe Marín, com quem teve duas filhas, Ruth e Guadalupe. Lupe foi o tema de pinturas em retratos de Rivera, Frida Kahlo e Juan Sorian. O casamento durou 4 anos, não resistindo às sucessivas escapadas de Diego.
24 de novembro de 1957
Pintor
8 de dezembro de 1940 (Diego Rivera)
Sua mãe costumava dizer que seria o casamento de uma pomba com um elefante. Apesar de tudo, casaram-se no dia 21 de agosto de 1929, em uma cerimônia simples após um curto período de namoro. Frida tinha então 22 anos e Diego 43.
47 anos (1907–1954)
Coyoacán, Cidade do México, México
13 de julho de 1954
A artista morreu em 13 de julho de 1954, aos 47 anos de idade. Frida havia contraído uma forte pneumonia e em seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa de sua morte. ... Seu corpo foi cremado e suas cinzas depositadas em uma urna em forma de sapo, que se encontra em exposição no Museu Frida Kahlo.
Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida como Frida Kahlo, nasceu em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, no México. Com uma vida marcada por paixões, dor, sofrimento e perseverança, Frida Kahlo levou ao mundo as cores vibrantes e a energia do povo mexicano em suas roupas, adereços e pinturas.
Frida Kahlo (1907-1954) foi uma pintora mexicana conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. ... Sua primeira pintura foi “Autorretrato em um Vestido de Veludo”, dedicado a Alejandro Gómez Arias, seu ex-noivo.
Coyoacán, Cidade do México, México
Magdalena Carmen Frida Kahlo Calderón, mundialmente conhecida por Frida, seguido do sobrenome alemão herdado do pai, Kahlo, morreu aos 47 anos em 1954. Sua curta vida, no entanto, foi seguida por décadas em que se transformou em uma das figuras femininas mais conhecidas do mundo, de mito à mercadoria.
Frida Kahlo contraiu poliomelite aos 6 anos de idade. ... Frida foi redescoberta pelos movimentos feministas como símbolo de liberdade, como alguém que confrontou em seu modo de vida e em sua obra os padrões de gênero da época em que viveu.
Aos seis anos, Frida foi diagnosticada com poliomielite. Isso fez com que a perna direita ficasse mais fina do que a esquerda, e a diminuição da circulação na perna causou dor crônica durante toda a vida da artista.
Ela dizia que não pintava símbolos, pintava sua própria realidade. Seus autorretratos tinham uma função primordial em sua vida: a de funcionar como um espelho vivo de sua alma. ... Frida criava por meio de seus autorretratos um espelho próprio, um olhar que tinha a função de autossustentação e reconhecimento de si mesma.
Surrealismo
Dá-se o nome de autorretrato, quando o retratista procura descrever o seu aspeto e o seu carácter, revelando o que captou da expressão mais profunda de si mesmo. ... Assim, um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo.
RIO - Mexicana, pintora, comunista e bissexual, Frida Kahlo teve sua vida retratada em livros, peças de teatro e filmes — além das inúmeras exposições de sua obra. Morta em 1954, aos 47 anos, ela se tornou símbolo do feminismo, inclusive no Brasil.
Frases de Frida Kahlo
Frida Kahlo disse ao marido: “Não estou a pedir para você me beijar, nem que me desculpe quando acho que você está errado. Nem mesmo vou pedir que você me abrace quando eu mais precisar.
Não vou te pedir para fazer nada, nem mesmo para estar ao meu lado para sempre. Porque se eu tiver que te pedir, não quero mais. ” Quem tem Amor Próprio, não vive de Esmolas emocionais.