O que é PrEP HIV? A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A PrEP consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo, antes de a pessoa ter contato com o vírus.
A novidade vai custar aos interessados o valor de R$ 150,00 (o frasco com 30 comprimidos). Caso tenha uma ótima demanda, a ideia é que o produto também seja vendido em outras redes. “É perceptível que a população está mais preocupada com a saúde.
Ela pode ser obtida nos centros de referência em tratamento para HIV/AIDS, hepatites virais e IST's do país. No Brasil ela ainda está concentrada nas capitais e maiores cidades. Só São Paulo concentra 40% da PrEP no país.
É uma sigla que vem do inglês, que significa Profilaxia Pré-Exposição. A PrEP é a utilização de um medicamento para evitar que uma pessoa que não tem o HIV adquira a infecção quando se expõe ao vírus.
Tempo necessário para fazer efeito no organismo Para relações anais, são necessários sete dias de uso de PrEP para alcançar a proteção. Para relações vaginais, são necessários 20 dias.
Truvada como PrEP pode ser tomado mesmo que você consuma bebidas alcoólicas ou outras drogas. Lembre-se que nessas situações sua capacidade de identificar situações de risco pode ficar reduzida e você pode ficar mais vulnerável ao HIV.
Como funciona a PEP para o HIV? Ela funciona tentando evitar que o virus HIV se reproduza e se dissemine, usando os medicamentos antirretrovirais, tendo o objetivo de evitar que o HIV consiga alcançar o sistema imunológico, instalar-se e reproduzir-se.
Na maioria dos casos, 30 minuto são suficientes para que o medicamento seja absorvido, principalmente se ele tiver sido tomado com o estômago vazio.
“Recomendo controlar a ingestão de gorduras, embutidos, refrigerantes e aumentar o consumo de líquidos, bem como a prática de esportes. É importante esclarecer que os efeitos se agravam com a utilização contínua, o uso esporádico, como para tratar crises agudas, oferece menos riscos”, afirma.