Para combater a queda de cabelo causada pelo estresse é aconselhado encontrar estratégias para manter a calma e a situação sob controle. Algumas ajudas extras são os remédios e suplementos vitamínicos que podem ser receitados pelo dermatologista, como Pantogar ou Energion ByStress, por exemplo.
Geralmente, o tratamento contra queda de cabelo por estresse envolve a ingestão de suplementos vitamínicos ou de remédios vasodilatadores, além da aplicação local de cremes contendo corticosteróides.
Uma das principais causas de queda de cabelo é o excesso de estresse, tanto físico como mental. Isso acontece porque o choque do estresse, após um acidente de trânsito ou após o diagnóstico de uma doença grave, por exemplo, pode trocar o ciclo dos fios do cabelo, fazendo-os cair.
5 vitaminas contra a queda de cabelo
Tanto a falta quanto o excesso de vitaminas pode levar à queda de cabelos. Geralmente, a falta de magnésio, ferro e vitamina B predispõe a perda dos fios. O excesso também pode provocar a queda de cabelo. O excesso de cobre no organismo, por exemplo, pode provocar a anemia hemolítica, que resulta na perda dos fios.
O cortisol, que é um hormônio relacionado ao estresse, é outro que impacta na qualidade do fio e nas mudanças do ciclo capilar. Os hormônios androgênicos, os masculinos, estão relacionados também aos casos de calvície. Essa queda de cabelo é a mais prevalente, atingindo cerca de 80% dos homens e 40% das mulheres.
DHT é a sigla para Dihidrotestosterona, um hormônio responsável pela produção da barba, pelos no tórax e dorso. Além disso, é responsável por estimular a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.