Nos termos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas: assembleia, estreia, ideia, Coreia; apoio (do verbo apoiar), boia, heroico.
Verificado por especialistas ESCOCÊS --> acentua porque é um vocabulo oxítono terminado e -- ÊS -/-/-/ AMAZÔNIA ---> acentua porque é uma palavra paroxítona terminada em ditongo porisso leva acento -/-/-/ EXISTÊNCIA -->recebe acento porque é palavra paroxítona terminadas em ditongos seguidos ou não de s.
A palavra tábua tem sua origem na palavra em latim tabula, devendo assim ser escrita com u, não com o. É uma palavra graficamente acentuada na sílaba tônica tá.
Resposta. pq ambas são proparoxítonas ou seja a sílaba tônica é a antepenúltima. sabendo q todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.
Índio - É acentuada graficamente porque se trata de uma paroxítona terminada em ditongo crescente. País - É um hiato e as novas regras dizem que quando a vogal do hiato for "i" ou "u" tónicos, acompanhado ou não de "s", haverá acento. Ex.
Pois bem: 1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.
Exemplos de palavras paroxítonas