Segundo a resolução RDC 15 de Centro de Material e Esterilização – CME é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde.
44 O CME Classe I deve possuir, minimamente, os seguintes ambientes: I - Área de recepção e limpeza (setor sujo); II - Área de preparo e esterilização (setor limpo); III - Sala de desinfecção química, quando aplicável (setor limpo); IV - Área de monitoramento do processo de esterilização (setor limpo); e V - Área de ...
Uma Central de Material e Esterilização pode ser descentralizada, quando cada unidade hospitalar esteriliza e prepara o material utilizado, semicentralizada, onde os materiais são preparados em cada unidade e esterilizados no mesmo local, ou centralizada, quando o preparo e a esterilização são feitos no mesmo lugar.
A CME é classificada como Classe II, distinguida pelo serviço prestado, e possui todos os requisitos exigidos, assim como rege a RDC nº15/2012. Realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa passíveis de processamento.
Nas autoclaves convencionais a carga é seca a uma pressão negativa de 2 a 10 mmHg entre 15 e 45 minutos. Nas autoclaves de auto vácuo a secagem é feita a uma pressão negativa de 50mmHg em apenas 5 minutos.
Os instrumentos a serem esterelizados devem permanecer a uma temperatura de 170ºC por 1 (uma) hora ou 160ºC por 2 (duas) horas, acondicionados em caixa metálica fechada ou embrulhados em papel laminado.
A autoclave digital é a mais eficaz .
1 hora