Anunáqui ("da-nuna", "da-nun-na-ke4-ne", ou "da-nun-na", literalmente: "Filho(s) de Anu"), cujo significado pode ser entendido como "descendência da realeza" ou "prole do príncipe" são um grupo de divindades sumérias, acádias e babilônicas.
Iguigui (Igigi) são os deuses do céu na mitologia da Mesopotâmia. Embora às vezes seja sinônimo do termo "Anunáqui", em um mito eram os deuses mais jovens que eram servos dos Anunáqui, até que se rebelaram e foram substituídos pela criação dos humanos.
Enlil ou Elil era o deus sumério do ar, das tempestades e outras manifestações naturais ligadas à atmosfera (raio e o trovão).
O Estandarte de Ur (também conhecido como o "Estandarte da Batalha de Ur", ou o "Estandarte Real de Ur") é um artefato sumério escavado do que seria o cemitério real, na antiga cidade de Ur (localizada no atual Iraque ao sul de Bagdá). Ele possui três faixas horizontais que retratam o cotidiano do povo de Ur.
Os Sumérios foram o primeiro povo a habitar a região da Mesopotâmia, o atual Iraque, compreendida entre os rios Tigre e Eufrates.
Terá foi pai de Abrão A Bíblia menciona, por exemplo que Sarai era irmã de Abrão por parte de pai (Gênesis 20:12). Significa então que Terá se relacionou com pelo menos uma mulher a mais do que com a mãe de seus três filhos Abrão, Harã e Naor (Gênesis 11:26).
Já em gênesis 11-29 Diz "E tomou a Abrão e Naor mulheres para si: O nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá. Embora hoje o incesto seja considerado uma prática horrenda, nos tempos dos patriarcas (antes da lei mosaica) tal ato era permitido.
Abraão
Ben Ami
Segundo israelense, ele foi para uma caverna com suas duas filhas. Pensando ser os únicos sobreviventes no mundo e para continuar a linhagem de Ló, estas o embebedaram, cada uma em uma noite, e se deitaram com o pai.
Sem
Enzara ou Emzara é uma personagem do Livro dos Jubileus considerada como a esposa do patriarca bíblico Noé, mãe de Sem, Cam e Jafé, a qual teria sobrevivido junto com toda a família às águas do Dilúvio.
Ben Ami