Casimiro de Abreu aborda a infância como tema.
Essa nostalgia é contada em sete estrofes de oito versos cada, chamadas, por isso, de oitava. A primeira estrofe se repete no final do poema, podendo ser considerada um refrão. Os versos são regulares, cada um com sete silabas poéticas chamados de heptassílabos ou redondilha maior.
que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que auroras, que sol, que vida, Que noites de melodia Naquela doce alegria, Naquele ingênuo folgar! ... Livre filho das montanhas, Eu ia bem satisfeito, Atrás das asas ligeiras Das borboletas azuis!
Resposta esperada: O eu lírico viveu sua infância em um lugar rodeado por muita natureza e belas paisagens, como mar, laranjais, borboletas azuis, cachoeiras, campinas, um “céu bordado d'estrelas” etc. Essa questão exige do(a) estudante inferência, já que a informação desejada não está explícita no texto.
A infância deve ser um tempo de brincadeira, pois é brincando que as crianças têm suas primeiras lições na vida. Ser criança é ser feliz, correr, brincar até cansar e ainda pedir bis! A infância é uma fase tão bela que parte de nós residirá sempre nela. Na infância tudo é belo, maravilhoso e cheio de alegria.
Quase ninguém consegue se lembrar de sua infância completa, mas quem teve os avós durante essa época sabe que a lembrança é quase unânime: os avós! Essa com certeza é a melhor lembrança da infância, o carinho de graça, o amor exagerado, as brincadeiras, os sorrisos, os olhares de cumplicidade.
Quais são as melhores formas de curtir a infância dos filhos?
Faça as tarefas o quanto antes e não procrastine. Aprenda a definir prioridades ao estudar, participar de atividades extracurriculares e até mesmo ao trabalhar. Estude e divirta-se fazendo isso: aproveitar os momentos de estudo pode fazer com que você os aproveite melhor!
Casimiro de Abreu
O poema “Meus Oito Anos” faz parte do Livro I da coletânea “As Primaveras”, publicada por Casimiro de Abreu em 1859, que gira em torno da saudade da infância e da terra natal, a maior parte delas escritas durante sua estada em Lisboa.
Resposta. O eu-lírico do poema está se sentindo extremamente saudoso de sua infancia, por isso ele exclama de forma clara, a exemplo do verso: oh que saudades que tenho da minha infância querida!
Características da poesia de Castro Alves Castro Alves pertence à terceira geração romântica, que apresenta as seguintes características: Poesia de cunho social: temática voltada para problemas sociais e políticos do país.
Que versos do poema revelam esse presente pessimismo? ... Nos versos “Oh ! que saudades que eu tenho / Da aurora da minha vida, / Da minha infância querida / Que os anos não trazem mais !”, o eu-lírico expressa: A) A alegria com a certeza de que esse passado feliz terá consequências no presente.
Na comemoração do dia da Independência, Castro Alves declamou pela primeira vez seu conhecido poema “Navio negreiro”. ... Contudo, se quanto à temática Castro Alves já exibe uma tendência da escola literária vindoura (Realismo), a respeito de forma, o poeta mostra-se totalmente romântico.
Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro, representante da Terceira Geração Romântica no Brasil. O Poeta dos Escravos expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. É patrono da cadeira n.º 7 da Academia Brasileira de Letras.
A canção do africano
Cecéu
Castro Alves, como é mais conhecido Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), foi um poeta da terceira geração do Romantismo brasileiro. Ele recebeu a alcunha de “poeta dos escravos”, já que, em suas obras, defendia a abolição da escravatura com poemas efusivos e bastante apelativos.
Está na obra "Espumas Flutuantes" publicado no ano de 1870.
6 de julho de 1871
24 anos (1847–1871)
Localiza-se a uma latitude sul e a uma longitude oeste, estando a uma altitude de 278 metros. Sua população estimada em 2018 pelo IBGE era de 26 209 habitantes. Possui uma área de 767,345 km²....Castro Alves (Bahia)