Nesse âmbito, a educação psicomotora deve ser considerada como uma educação de base na Educação Infantil, já que ela condiciona todos os aprendizados, possibilita a criança conscientizar-se do seu corpo, da lateralidade, a situar-se no espaço, a gerir o tempo e a aquisição habitual dos seus gestos e movimentos.
A educação psicomotora deve ser uma considerada como uma educação de base. Ela condiciona todos os aprendizados escolares, levando o sujeito a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos.
A importância da Psicomotricidade na Educação Infantil A Psicomotricidade na Educação, sobretudo na etapa infantil, contribui ativamente com a formação dos esquemas corporais, estimulando a prática dos movimentos ao longo das fases. Tais estímulos são propostos através de atividades lúdicas e divertidas.
A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.
A lateralidade traduz-se pelo predomínio que o indivíduo possui de utilizar e preferir mais e melhor um lado do corpo do que o outro em três níveis: mão, olho e pé. ... “A consciência da lateralidade e da discriminação de direita e esquerda ajudará a perceber os movimentos do corpo no espaço e no tempo” (NEGRINE, 1986, p.