Bandeira. A Bandeira de Minas Gerais é composta por um triângulo vermelho sobre fundo branco, contornado pela expressão em latim “Libertas quae sera tamen” – lema da Inconfidência Mineira -, que significa “Liberdade ainda que tardia”.
Uma das manifestações culturais mais antigas e populares de Minas é a festa do congado, também chamada de congada. É uma celebração que mistura toda as tradições de religiões africanas e católica. ... A festa envolve muita música, canto, levantamento de mastro e a coroação simbólica de Chico-Rei.
A diversidade cultural de Minas Gerais é uma das riquezas e um dos patrimônios mais importantes do Brasil. As manifestações folclóricas em Minas têm suas origens nas tradições, nos usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana.
Quando mineiro recebe visita a mesa está sempre posta como de costume, café com broa, pão de queijo, doces variados e o delicioso queijo minas.
Dono do segundo maior parque industrial do Brasil, Minas Gerais é um dos três estados mais ricos do país. Os setores mineral e siderúrgico se destacam, ao lado do turismo histórico. Berço do ciclo do ouro, Minas traz as marcas do passado.
A região é, também, conhecida por seu povo hospitaleiro e gentil que recebe bem os novos moradores e visitantes. Culinária, música, cultura e história estão estampadas nos rostos dos mineiros e isso faz desse estado um cantinho especial do Brasil. Quem pensa em Minas Gerais pensa logo na comida mineira.
O estado de Minas Gerais foi "palco" de importantes eventos de nossa história e hoje é uma das principais forças econômicas de nosso país, de modo que para todos os brasileiros, independente de terem laços pessoais e de sangue com o estado, Minas Gerais é parte de uma noção expandida de "família".
Por isso, é comum observar na moda mineira a mistura de roupas jeans e mais despojadas com peças de alfaiataria, por exemplo. Ou a uma saia midi elegante com uma t-shirt estilosa. Nos pés, ela prefere sapatos poderosos, confortáveis e de boa qualidade.
Minas Gerais possui grande importância história para o país. A região começou a ser desbravada ainda no século XVI com os bandeirantes. A partir de então, o estado passou a ser palco de acontecimentos importantes para os rumos do Brasil, como a corrida do ouro e a inconfidência mineira.
As regiões mineiras estão situadas num planalto cuja altitude varia de 100 a 1500 metros, possuindo um território inteiramente planáltico, não apresentando planícies. Mais da metade do estado localiza-se no Planalto Atlântico, com relevos de "mares de morros ou ondulados" e altitude média de 700 m.
Aspectos naturais de Minas Gerais
Em Minas Gerais podemos encontrar três biomas brasileiros: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, além de algumas áreas com ocorrência de campos rupestres, muito comum em áreas de altitudes elevadas. A Caatinga marca sua presença no norte do estado, na divisa com a Bahia, em especial no Vale do Jequitinhonha.
Uma linha divisória de 4.
A divisão do território de Minas Gerais, adotada oficialmente pelo governo estadual, estabelece dez Regiões de Planejamento, listadas a seguir, em ordem alfabética:
Sobre o povo de Lago Santa temos que eles viviam na atual região de Minas Gerais e era um povo que vivia da caça e da coleta bem como da pesca. Importante notar que a descoberta sobre esse povo ocorreu na Gruta do Sumidouro, perto de Lagoa Santa, MG.
Resposta: As principais características do povo da Lagoa Santa é:não se fixava em lugarbalgum e delocamente em busca de comida construiam palhoças como moradias ou dormiam em cavernas.