A crenação é uma plasmólise das hemácias quando colocadas em meio hipertônico. O contrário de hemólise. Ocorrendo a saída excessiva de água, (perda de agua) a célula murcha dando origem a crenação, ocorrendo danos reversíveis à célula mas que podem levá-la a morte.
Indicação: Acantócitos são hemácias espiculadas irregulares, encontradas em pacientes com deficiência congênita de beta lipoproteínas.
A análise é feita pelo sedimento urinário (corpo de fundo formado após a centrifugação da urina). Para a realização do exame, o paciente deve colher a primeira urina da manhã e depois de um intervalo de mais de 4 horas sem urinar.
A análise da morfologia das hemácias no sedimento urinário pode indicar se a origem da hematúria é glomerular (presença de acantócitos e/ou codócitos) ou não glomerular.
Policromatofilia ou Policromasia Os policromatófilos são eritrócitos jovens, maiores do que os maduros, que já eliminaram o núcleo, mas ainda apresentam basofilia pela presença de RNA, por isso esta alteração indica resposta ativa da medula óssea, ou seja, ocorre nas anemias regenerativas.
b) Em um meio hipotônico, a hemácia absorverá a água, por estar em um meio menos concentrado, levando ao rompimento da hemácia (hemólise). c) Em um meio hipertônico, devido a alta concentração externa de soluto, haverá uma perda de água, levando a hemácia a murchar.
Como a água entrou na hemácia, essa hemácia irá inchar. Essa hemácia pode inchar tanto podendo romper a hemácia, causando a lise celular, que é a morte da hemácia.
Resposta. Se a hemácia é colocada em água destilada, ela irá inchar pois dentro da célula terá maior concentração de substâncias, então a água irá entrar nela por osmose, até sua explosão que é chamada de hemólise. Em solução hipertônica a célula irá perder água para o meio, murchando, que é chamado de crenação.
Uma hemácia, que é uma célula que constitui o sangue, encontra-se em estado túrgido quando é inserida em um meio hipotônico em relação a ela. Com isso, o fluxo de água passa a ser de fora para dentro, que neste caso é o contrário do exemplo anterior.
Quando as hemácias são colocadas em solução de cloreto de sódio a 0,1%, hemolisam, porém, quando são colocadas nessa mesma solução a uma concentração de 9%, elas murcham. Isso ocorre porque essas soluções, em relação às hemácias, são, respectivamente A)isotônica; hipertônica.
Mergulhada em solução Hipertônica: A contração do meio extracelular é maior, logo a hemácia tende a mandar água para fora. Então elas perdem muita água, encolhem ou murcham. Processo conhecido como crenação.
Quando comparamos duas soluções e essas apresentam a mesma concentração de soluto, dizemos que ela é isotônica. Quando uma apresenta maior quantidade de soluto, ela é chamada de hipertônica. ... Quando uma célula animal é colocada em uma solução hipotônica, observa-se um aumento da entrada de água na célula por osmose.
A capacidade de uma solução extracelular de fazer a água se mover para dentro e para fora de uma célula por osmose é conhecida como tonicidade. ... Uma solução será hipertônica a uma célula se sua concentração de soluto for maior que aquela dentro da célula, e os solutos não puderem atravessar a membrana.
Para medir a tonicidade de uma solução, faz-se a soma das concentrações de substâncias osmoticamente ativas que não conseguem atravessar determinada membrana.