Principais filósofos iluministas
A crítica liberal é que no mercantilismo a principal doutrina econômica é o estado absoluto, ou seja a economia esta associada ao estado e totalmente dependente do rei absolutista, enquanto no liberalismo a economia é completamente livre do estado.
De acordo com a fisiocracia, as práticas mercantilistas não promoveriam o desenvolvimento das riquezas de uma nação. A única real fonte de riqueza estaria vinculada à terra. As demais atividades econômicas (a manufatura e comércio) seriam mera conseqüência da riqueza produzida das atividades agrícolas.
Fisiocracia (do grego "Governo da Natureza") é uma teoria econômica desenvolvida por um grupo de economistas franceses do século XVIII, que acreditavam que a riqueza das nações era derivada unicamente do valor de "terras agrícolas" ou do "desenvolvimento da terra" e que produtos agrícolas deveriam ter preços elevados ( ...
Em síntese, a fisiocracia se baseia na afirmação de que toda a riqueza era proveniente da terra, da agricultura. ... Segundo a teoria, como a agricultura era a única fonte de riquezas, deveria haver um único imposto, pago pelos proprietários de terra, livrando o restante da sociedade de grandes quantidades de tributos.
Explicação: Também conhecidos como fisiocratas, os economistas iluministas defendiam a liberdade econômica, ou seja, que a economia pudesse se movimentar de acordo com suas próprias leis. A frase do economista Gournay exemplifica bem estas ideias: “Deixai fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo”.
Economia. Em oposição ao Mercantilismo, praticado durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam Smith.
No entanto, o principal teórico e pai da teoria do liberalismo econômico foi Adam Smith. ... Os liberalistas defendem a livre concorrência e a lei da oferta e da procura. Estes teóricos foram os primeiros a tratar a economia como ciência.
Principais economistas do Iluminismo e suas ideias principais: - Anne Robert Jacques Turgot – economista francês era defensor do livre comércio e de medidas para racionalizar a economia. - François Quesnay – um dos principais representantes da fisiocracia. ... - Adam Smith – precursor do liberalismo econômico.
A escola Fisiocrática defende o liberalismo econômico alcançado com a não intervenção do Estado na economia. Assim, a economia seria governada pela ordem natural. Em consequência dessa linha, surge a expressão "laissez-Faire, laissez-Fasser", que significa "deixar fazer, deixar passar".
02) Quais eram os principais ideais dos economistas que estavam alinhados ao movimento iluminista? 1 ponto Intervenção do Estado na economia e protecionismo alfandegário. Fim do Mercantilismo e liberdade econômica. ... Economia baseada em trocas (sem uso de moedas) e estatização das empresas e companhias de comércio.
Segundo rousseau, a liberdade é essencial ao homem, ter o direito de escolhas. Os dois texto mostram ideias dos princípios iluministas e defendem a mesma causa: Liberdade.
As principais ideias de Jean Jacques Rousseau começam pela total liberdade do homem, sendo que o filósofo iluminista defendia e acreditava que o homem deveria ser livre para agir e pensar. A liberdade já era da própria natureza do homem, ou seja, ele já nascia com o objetivo de ser livre.
O princípio iluminista defendido pelo pensador Adam Smith é o da liberdade, onde vemos na ideia de livre mercado, livre iniciativa e livre concorrência, onde o estado não deveria intervir nas questões econômicas, pois as forças de oferta e demanda se equilibrariam naturalmente.