Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 2 Gram Pronúncia adequada dos fonemas (emissão das vogais, articulação das consoantes) e a ligação apropriada de uma palavra a outra; ortoépia.
Prosódia é o emprego correto da acentuação tônica das palavras. Ela está ligada à oralidade. Há casos em que um erro de prosódia pode transformar palavras oxítonas em paroxítonas ou uma proparoxítona em paroxítona. Por exemplo, pronunciar rúbrica e não rubrica, que é o correto.
Quais das palavras abaixo nao admitem dupla pronúncia? (acróbata réptil boda projetil) (xérox hieróglifo ambrosia protótipo)
Ortoépia é a correta pronúncia dos grupos fônicos. A ortoépia está relacionada com: a perfeita emissão das vogais, a correta articulação das consoantes e a ligação de vocábulos dentro de contextos.
Ortoépia e prosódia fazem parte da gramática portuguesa. A ortoépia volta-se para a pronúncia correta das palavras, e a prosódia, para a acentuação correta das palavras. A ortoépia trata da pronúncia correta das palavras. Quando as palavras são pronunciadas incorretamente, comete-se cacoépia.
A silabada é bastante comum e consiste no desvio linguístico que ocorre quando erramos a sílaba tônica de alguma palavra. Essa é uma das questões abordadas na prosódia, que estuda a pronúncia e a acentuação de fonemas.
É uma alteração indevida no acento tônico da palavra, acarretando em erro de pronúncia, isso ocorre quando desconhecemos a palavra, cometemos o erro de prosódia, confundindo a posição da sílaba tônica.
κακός kakós "mau" e -grafia do gr. γραφή grafé "escrita") designa um erro ortográfico. O termo também é usado para denominar a folha de exercícios contendo erros ortográficos, que deve ser corrigida pelo aluno.
- Não precisa assinar, basta uma... «rubrica» ou «rúbrica»? A forma correta é rubrica. Esta é uma palavra grave, ou seja, com acento tónico na penúltima sílaba (-bri-) e, em geral, as palavras graves não levam acento gráfico.
Mas como criar uma rubrica? Geralmente utiliza-se aqui o primeiro nome ou as iniciais do nome e sobrenome. Usar as letras iniciais estilizadas é o mais comum. Assim, você pode experimentar vários formatos e escolher o que mais lhe agrada.
Significado de Rubrica substantivo feminino Assinatura abreviada; abreviação da assinatura de alguém. Título atribuído aos capítulos dos livros de direito canônico ou civil, normalmente grafados com letras vermelhas. ... Etimologia (origem da palavra rubrica).
Assim, deve pronunciar-se com tónica em ¦kó¦ (paroxítona: terminação e). Para se pronunciar *¦récorde¦ (proparoxítona) teria de ser acentuada, segundo as bases das regras ortográficas que vigoram nos nossos dois países (e as que vigorarão no novo acordo).
Significado de Recorde Resultado notável que excede tudo que se obteve em qualquer gênero de atividade: recorde de produção. adjetivo Que ultrapassa o que ocorreu anteriormente: número recorde de acidentes.
Prosódia trata da correta acentuação tônica das palavras. Exemplo: "rubrica" (palavra paroxítona), e não "rúbrica" (palavra proparoxítona). Ortoepia trata da correta pronúncia das palavras. Exemplo: "advogado", e não "adevogado" (o d é mudo).
A pronúncia culta de “gratuito” é gratúito, com a tônica no u do ditongo ui. Sem discussão. Quem quiser ser visto como uma pessoa que se esmera em falar corretamente, seguindo a ortoépia, a pronúncia recomendada pelos sábios, não pode ter um segundo de dúvida quanto a isso.
No segundo, "Colocação gratuita". Grátis é advérbio e, por isso, deve modificar basicamente verbos. Grátis corresponde a "gratuitamente, de graça". Portanto basta pensar que, se for possível usar de graça ou gratuitamente, será possível usar grátis: Estacione gratuitamente/Estacione de graça/Estacione grátis.
adjetivo Que não se precisa pagar; que é de graça; grátis: entrada gratuita. Sem razão aparente; que não precisa de justificação; desprovido de fundamento: xingamento gratuito. Etimologia (origem da palavra gratuito). Do latim gratuitus.a.um.
Bem, comecemos enfatizando que a grafia correta é GRATUITO, sem nenhum acento. Entretanto, apesar de muita gente achar que não, a pronúncia correta da palavra é “GRATÚITO”, sendo o U a parte mais forte da palavra. Isso acontece porque paroxítonas terminadas em O não levam acento.
No Brasil, a acentuação gráfica tem o mesmo objetivo que tinha para os gregos: os acentos servem para indicar, quando for preciso, a prosódia (=correta colocação da sílaba tônica dentro do vocábulo).
Proparoxítona é uma palavra que tem a antepenúltima sílaba como sílaba tônica, ou seja, a sua antepenúltima sílaba é aquela que é pronunciada com mais força. ... As palavras dúvida e líquido são proparoxítonas porque a sílaba tônica dessas palavras está localizada na antepenúltima sílaba da palavra.