"Sáo lesões que ardem como fogo", diz Hans Filho. Já o selvagem do nome vem do fato das pessoas atdrigidas pela doença normalmente residirem na área rural. O problema é causado pelo sistema imunológico que começa a atacar moléculas de adesão celular na epiderme, o que leva á formagáo de bolhas.
Penfigoide bolhoso é uma doença cutânea autoimune crônica que causa lesões bolhosas pruriginosas generalizadas em pacientes idosos. O envolvimento da mucosa é raro. O diagnóstico é por biópsia cutânea e testes de imunofluorescência da pele e soro. Corticoides tópicos e sistêmicos são inicialmente usados.
O pênfigo foliáceo (PF) é uma doença cutânea bolhosa autoimune crônica, caracterizada em termos histopatológicos pela formação de bolhas intraepidérmicas com acantólise e, em imunológicos, pela circulação de autoanticorpos para a epiderme, que são responsáveis pelas lesões cutâneas.
Acantólise é um termo usado em laudos de biopsia de pele em que ocorre a formação de uma fenda dentro da epiderme.
A dermatite herpetiforme é uma doença autoimune que provoca aglomerados de bolhas avermelhadas e intensamente pruriginosas e edemas semelhantes a urticária em pessoas com doença celíaca. Nesta doença autoimune, o glúten presente em produtos de trigo, centeio e cevada faz com que o sistema imunológico ataque a pele.
O diagnóstico da dermatite herpetiforme baseia-se em biópsia de pele e imunofluorescência direta de uma lesão ou pele adjacente (perilesional) de aspecto normal. Imunofluorescência direta que mostra depósito de IgA nas pontas papilares dérmicas está invariavelmente presente e é importante para o diagnóstico.
“Já foi comprovado que, quanto mais cedo começa a ingestão da substância, maior é a chance da pessoa desenvolver alguma doença ou grau de hipersensibilidade”, disse, explicando que o glúten pode causar na pele a dermatite herpetiforme. “É possível notar lesões com bolhas que se rompem com facilidade e crostas.
Alergias. As alergias são comuns e podem ser causadas por vários motivos, como ácaros e fungos. Elas são uma reação do sistema imunológico e, por isso, é importante procurar quais são os fatores que provocam o aparecimento de feridas na pele.
Ferida de pele, por definição, é qualquer situação cuja integridade cutânea ou mucosa seja prejudicada, seja por acidentes, traumas, doenças ou cirurgias. As lesões de pele podem ser de fácil cicatrização ou, ainda, exigirem tratamentos mais complexos.
Por definição, as feridas são uma interrupção na continuidade da pele. Elas podem ser causadas por traumas, acidentes, cirurgias ou desencadeadas por alguma doença. Podem ser agudas, consideradas mais recentes, superficiais ou de simples tratamento, ou crônicas, com maior dificuldade de cicatrização e reincidência.
É uma infecção superficial da pele causada por bactérias chamadas estreptococos e estafilococos. Também conhecida como piodermite, pereba ou broto. Na maioria dos casos existe uma descontinuidade da pele (lesões de coçadura, picadas de inseto, feridas, etc.) por onde a bactéria penetra.
Assim, alguns passos que garantem uma cicatrização mais rápida e evitam o surgimento de cicatrizes feias e outras complicações, são:
Principais tipos de pomadas cicatrizantes