A proporção fenotipica está relacionada com as características manifestas do indivíduo, ou seja o seu fenótipo, em casos de dominância não reflete a proporção genotipica real . A proporção genotipica está relacionada aos genes, é a combinação dos alelos que codificam um determinado fenotipo.
Frequência alélica refere-se a frequência com que um alelo particular aparece em uma população. Por exemplo, se todos os alelos em uma população de plantas de ervilha fossem alelos roxos, W, a frequência do alelo W seria de 100%, ou 1.
Então no equilíbrio as frequências genotípicas podem ser deduzidas a partir das frequências gênicas em cada população....o equilíbrio de Hardy-Weinberg.
Gene é a unidade funcional do DNA que carrega as informações necessárias. Já o genótipo é toda a composição gênica de um indivíduo, que engloba diversos genes. Dessa forma, frequência gênica é a quantidade de vezes que determinado gene aparece no conjunto estudado dentre o número de genes total daquele conjunto.
4 4 – Sabendo-se que a frequência de um alelo recessivo (a) em uma certa população é 0,3, as frequências genotípicas esperadas para AA, Aa e aa serão, respectivamente, 0,49; 0,42 e 0,09.
A expressão 'genoma' é utilizada igualmente para definir um grupo simples de cromossomos pertencentes a uma célula, denominado cariótipo. Ele é constituído por um cromossomo de cada variedade, em cada espécie pesquisada.
O genoma da bactéria é composto por cerca de 4 milhões de pares de bases -as letras A, C, G e T-, quase o dobro do tamanho do genoma da Xylella (praga do amarelinho e primeiro organismo completamente sequenciado no Brasil). Os cientistas encontraram 3.
Relatórios preliminares sugerem que o arroz tenha mais de 46 mil genes enquanto o genoma humano tem menos de 40 mil.
Organização do Genoma Bacteriano• O genoma bacteriano está condensado e organizado em uma estrutura denominada Nucleóide. Nucleóide ou Cromossomo Bacteriano: constituído por uma única molécula de DNA fita dupla, circular, não delimitado por membrana nuclear, e é capaz de autoduplicação.
Essa estrutura pode ser esférica, alongada ou apresentar formato de halteres. O nucleoide compõe-se do genoma condensado, que forma, em bactérias, o chamado cromossomo bacteriano. O genoma apresenta, geralmente, uma única molécula de DNA em fita dupla, circular e capaz de autoduplicação.
Os procariontes — bactérias e arqueias — normalmente têm um único cromossomo circular, mas existem muitas variações.
Quando a fertilização acontece, um óvulo se funde e combina material genético com um espermatozoide para criar um conjunto completo de DNA cromossômico, com 23 pares de cromossomos.
As bactérias Gram-negativas são contituídas por uma endotoxina, o LPS, que lhes confere a propriedade de patogenicidade, enquanto nas bactérias Gram-positivas a exotoxina, composta pelo ácido lipoteicoico, tem como característica principal a aderência.
As bactérias Gram-positivas retém a coloração violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos) em suas paredes celulares. As bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém a coloração violeta durante o processo.
De fato a metodologia irá ajudar na identificação de uma infecção bacteriana, determinando qual é o tipo de bactéria. Em outras palavras, a diferenciação das bactérias Gram-negativas e Gram-positivas permite ao médico determinar um tratamento eficaz ao paciente, dessa forma aplicando a terapia adequada em cada caso.
Além disso, as bactérias Gram-negativas geralmente são mais ameaçadoras do que as Gram-positivas por terem uma maior virulência e serem ou se tornarem mais facilmente resistentes aos antibióticos.
Nas bactérias Gram-negativas, tem uma parede celular menos espessa e compostas por: