A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal. No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas (1315 a 1317) que arrasaram os campos e as colheitas.
Foram causas da Crise do Século XIV o rápido e desordenado crescimento demográfico, as disputas políticas típicas da descentralização política do feudalismo (em especial entre as dinastias dos francos e dos bretões), as perseguições religiosas e as péssimas condições sanitárias das cidades.
A crise feudal ocorreu na Europa devido ao renascimento do comércio, aparecimento das feiras. Aparecia então uma nova classe social: a burguesia. Um dos principais pontos é que a posse de terra deixou de ser a única fonte de renda, dando lugar as moedas.
A crise do século XIV intensificou as tensões sociais, que resultaram em diversas revoltas camponesas e urbanas. ... As dificuldades na produção de comida atingiram a economia, fazendo com que muitos camponeses se mudassem para as cidades.
Causas: Peste negra, fome, miséria, afluxo de metais preciosos, Guerra dos Cem Anos (França X Inglaterra) e monopólio comercial das cidades italianas.
Do século X ao século XIII, a Europa também sofreu um aumento na temperatura média. Isso possibilitou melhores colheitas, mas também a ampliação das terras cultivadas. O aumento da produtividade permitiu os feudos a terem um pequeno excedente agrícola, que passou a ser comercializado.
Os principais motivos por trás do crescimento populacional na Baixa Idade Média (período que vai de aproximadamente 1250 ou 1300 depois de Cristo até 1500 depois de Cristo) foram as invenções tecnológicas (que permitiam o emprego mais eficiente de animais nas lavouras, reaproveitamento do solo e técnicas agrícolas mais ...
Possibilitaram o crescimento da população no século XV o aumento da urbanização, a retomada do comércio e os avanços na agricultura (que ganhou grande força produtiva ainda no Século XI).
Com a diminuição dos trabalhadores rurais, os senhores feudais tiveram que mexer nas obrigações dos servos, amenizando os impostos e taxas. Em alguns feudos, chegaram a oferecer pequenas remunerações para os servos.
Resposta. O adubo feito de esterco e lixo orgânico, tecnicas de irrigaçao a mao (o regador por exemplo) jeitos e areas diferentes para a plantia (que favorecem muito em qualidade e quantidade de produçao).
Resposta. explicação: Na Baixa Idade Média (séculos X a XV, parte final deste período histórico) vimos a Revolução Agrícola Medieval, com o aumento considerável da produção nas zonas rurais, tendo se expandido a prática da agricultura.
A Baixa Idade Média presenciou o aumento populacional e o crescimento urbano. Dentro dessa estrutura, os feudos são o lugar de maior importância. ... O direito do senhor feudal de possuir e explorar a terra e de cobrar os impostos dos camponeses instalados lá era oriundo da relação de vassalagem que ele tinha com o rei.
A maior parte da população brasileira no século XIX era composta por negros e mestiços.
Dentre os fatos importantes da história do Brasil durante o século XIX estão: chegada da família real portuguesa ao Brasil (1808), Independência do Brasil (1822), Promulgação da 1ª Constituição do Brasil (1824), Dom Pedro I deixando o trono (1831), Início da Guerra dos Farrapos (1835), Dom Pedro II assumindo o trono ( ...
- Independência do Paraguai. - Encomenda à Imprensa Régia, por Paulo Martin, do 1º romance do Brasil. - Inauguração da Biblioteca Real no Rio de Janeiro (13 de maio). ... - Anexação à Impressão Régia do Rio de Janeiro de fábrica de Cartas de Jogar para aumento de sua arrecadação.
Publicado em 1868, no Brasil imperial e escravocrata, o tratado reivindica o direito das mulheres de participar da política, do mercado de trabalho e da educação, e defende o voto feminino também como um símbolo dessa possibilidade de participação.
Eventos. D. João VI constrói o Fortim na Ponta de Genipabu. 3 de maio: É fundada a Vila São João do Príncipe, hoje denominado Tauá.
Em 1916, Venceslau Brás sancionou o primeiro Código Civil brasileiro, aprovado pelo Congresso em 1915. Foi sob o comando de Venceslau Brás que o Brasil decidiu também entrar na 1ª Guerra Mundial, após navios brasileiros terem sido afundados pela marinha alemã.