A ABOBRINHA pode ser substituída por abóbora japonesa, berinjela, chuchu e moranga, que são fontes de minerais. Coloque-os na lasanha (foto), por exemplo. A BANANA pode ser substituída por abacate, mamão e morango, que ajudam a regular as taxas de colesterol.
6 – Morango: 44,72% Rico em vitamina C, é substituído por qualquer outra fruta cítrica, como a tradicional ponkan ou mimosa, kiwi, abacaxi ou maracujá.
O grapefruit também é muito utilizada no preparo de chás, sucos e compotas.
Como grupo alimentar, outras frutas poderiam substituir o abacate, como a própria banana. O abacate, no entanto, tem uma quantidade de proteínas, vitaminas e ácidos graxos insaturados maior, que o tornam praticamente “único”.
Consuma também alimentos fontes de ferro VEGETAL, principalmente feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja além de folhosos de cor verde-escura (couve, salsa, couve, agrião, rúcula, brócolis, espinafre e folhas de beterraba); sementes de abóbora, gergelim, castanha de caju, frutas secas (damasco, ameixa e uva ...
Para colorir o prato em lugar da cenoura, a melhor escolha é a abóbora. Os dois legumes são ricos nas vitaminas A e B6. Comer inhame ou batata doce em vez de batata inglesa pode deixar a refeição mais saudável.
Uma outra maneira de ajudar quem não tem costume de comer verduras e legumes é deixar tudo picadinho na hora de ingerir. “Corte em cubos ou em tiras, e deixe bem pequeno o alimento e misture com um arroz, por exemplo. Você já vai notar que conseguiu se alimentar dos vegetais sem sacrifício!
8 Legumes que podem substituir a batata na sopa
Para substituir o arroz e o macarrão nas refeições e diminuir a quantidade de carboidratos da alimentação, pode-se utilizar a quinoa, o amaranto, a batata doce e o espaguete de abobrinha, alimentos que podem ser adicionados a diversas preparações, como massas, sopas, saladas, sucos e vitaminas.
O tubérculo apresentou uma qualidade nutricional muito melhor do que arroz branco e farinha branca, grãos processados industrialmente. Batatas costumam ser comparadas aos grãos refinados em dietas, já que ambos têm alto teor de carboidrato.
Trocas além dos grãos De maneira que, para pensarmos em substitutos, é também importante considerar alimentos que dão energia como: batata, batata-doce, mandioca, mandioquinha, cará e inhame, que são tubérculos e raízes, bem como os cereais como pães, milho, trigo, aveia, macarrão, entre outros.