EQST

O Que PICC E Para Que Serve?

O que é PICC e para que serve?

O cateter venoso central de inserção periférica, mais conhecido como cateter de PICC, é um tubo de silicone, flexível, fino e longo, entre 20 a 65 cm de comprimento, que é introduzido na veia do braço até chegar na veia do coração e serve para administração de medicamentos como antibióticos, quimioterapia e soro.

O que é o PICC?

O significado da sigla PICC é Cateter Central de Inserção Periférica. PICC é um dispositivo vascular de inserção periférica com localização central, com lúmen único ou duplo.

Como funciona o PICC?

O cateter venoso de inserção periférica (PICC), popularizado a partir da década de 1970, a princípio para nutrição parenteral, ganhou múltiplos usos nos hospitais. Inserido a partir do braço, por uma veia periférica, chega à veia cava superior ou ao átrio direito.

Pode ser administrado contraste em PICC?

Pro-Picc | Kit Cateter Favorece exames de imagem como ressonância magnética, cintilografia e tomografia. Promove alto poder de injeção permitindo infusão de contraste de até 200 psi e 5ml/s.

Quais vasos podem ser utilizados para passagem do PICC?

VENOSO CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA | PICC Os seguintes vasos podem ser puncionados para introdução do cateter, veias: Cefálica, Basílica, Mediana Cubital, Acessórias do braço e Jugular Externa.

Quais os sinais e sintomas de trombose relacionada ao PICC?

Manifestações clínicas. Os sintomas de trombose venosa profunda de membros superiores incluem desconforto, dor, parestesias e fraqueza no braço. Edema, descoloração e aparecimento de colaterais venososas visíveis são manifestações clássicas.

Quais os cuidados com o cateter venoso central?

Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.

Para que serve um cateter venoso central?

e acesso venoso central, este é utilizado em pacientes que necessitam de grandes quantidades de medicamento e soro - é uma via calibrosa para infusão de algumas medicações específicas, como quimioterapia, dieta parenteral.

Quais os cuidados de enfermagem devemos se atentar com o cateter venoso central para se reduzir o risco de infecção?

Programa para Prevenção de Infecção Associada a Cateter Venoso Central

  1. Higienização das Mãos. ...
  2. Precaução Máxima de Barreira. ...
  3. Antissepsia com Clorexidina. ...
  4. Escolha do Sítio de Inserção Adequado. ...
  5. Reavaliação Diária da Necessidade de Manutenção do CVC. ...
  6. Outras Medidas.

Como fazer o curativo do acesso central?

Limpar a parte do cateter que se encontra do lado de fora da pele; 14. Aguardar o antisséptico secar por cerca de 30 segundos; 15. Secar e cobrir o cateter com gaze dobrada e fixar o curativo com adesivo hipoalergênico (micropore) ou utilizar filme transparente diretamente sobre o cateter; 16.

Qual antisséptico é indicado no curativo de um acesso central?

O curativo do local de inserção do cateter deve estar com data e quando for utilizado gaze, ser trocado entre 24 e 48 horas. O curativo deve ser do tamanho apropriado para cobrir o sítio de inserção. Utilizar anti-séptico com veículo alcoólico para o curativo, preferencialmente clorexidina alcoólica.

Como fazer curativo em cateter de hemodiálise?

Os curativos para cateteres utilizados em hemodiálise, seguem a orientação dos demais curativos para cateteres venosos centrais. Devem ser feitos com gaze estéril ou filme transparente, com o objetivo de cobrir o local de inserção. Um dos curativos transparentes utilizados é o filme transparente Tegaderm™.

Para que se coloca um cateter?

O cateter é um dos equipamentos mais utilizados na enfermagem e na medicina. Quem já passou em um hospital com certeza já teve contato com esse tubo fino e flexível! Sua função principal é facilitar o acesso à veia do paciente para administrar medicamento, ou até fazer coleta para exames.

Qual a função de um cateter?

Ele também pode ser chamado de cinecoronariografia ou angiografia coronária ou ainda estudo hemodinâmico. Trata-se de um exame invasivo que não serve apenas para ajudar no controle da hipertensão arterial, mas também ajuda no diagnóstico de outras patologias cardíacas, como a cardiomiopatia hipertrófica.

Onde fica o cateter Duplo J?

A extremidade superior do cateter de duplo j fica posicionada no sistema coletor de urina no rim. A extremidade inferior deve repousar no interior da bexiga.

É normal sentir dor com cateter Duplo J?

O cateter duplo J pode causar uma série de sintomas, como aumento da frequência urinário, urgência urinária, dor ou ardência para urinar, incontinência urinária, presença de sangue na urina, esvaziamento incompleto da bexiga, desconforto pélvico e dor na região lombar.

Quanto tempo dura a retirada do Duplo J?

A remoção do cateter duplo J pode ocorrer no período de 1 dia até 6 meses depois de sua colocação, dependendo do motivo do tratamento. O período máximo para que uma pessoa fique com o cateter é de 1 ano, já que existem cateteres projetados para ter essa duração.