Adultos. Por via oral, em caso de overdose de drogas ou envenenamento, é indicado o consumo de 50 a 100 gramas de carvão ativado, seguido, depois de duas a quatro horas, pelo consumo de 12,5 gramas por hora.
A intoxicação pode ser reconhecida na primeira apresentação. Ela deve ser suspeitada se os pacientes tiverem sintomas inexplicáveis, especialmente alteração de consciência (que pode variar de agitação, sonolência a coma).
Os envenenamentos mais comuns incluem o uso de doses elevadas em medicamentos em geral, os maiores exemplos de remédios que são ingeridos em excesso são os antidepressivos, analgésicos e anticonvulsivantes. Além disso, há a intoxicação por meio de drogas ilícitas, quando combinadas com o álcool ou não.
A intoxicação aguda é provocada pela exposição pontual e breve a uma substância tóxica muito nociva ou não tão prejudicial, mas em quantidades elevadas, na qual as manifestações evidenciam-se mais ou menos de imediato. Por outro lado, a intoxicação crónica é provocada pela exposição persistente a uma substância tóxica.
Os programas de desintoxicação podem durar de 3 dias a 2 semanas, de acordo com os fatores estabelecidos para o tratamento. O principal influenciador nessa questão é o tipo de substância que está acumulada em excesso no organismo. Algumas substâncias podem ser retiradas mais rapidamente do que outras.