A palavra persuasão tem origem no latim a partir do termo “persuadere”. Significa aconselhar alguém, induzir, levar a crer. Trazendo para uma perspectiva atual, na língua portuguesa, segundo o dicionário Michaelis, persuadir significa levar alguém ou a si próprio a crer ou aceitar, a convencer outro ou a si mesmo.
O termo “persuasivo” é um adjetivo derivado do verbo “persuadir”, que significa “convencer alguém”. Um exemplo de texto persuasivo é repleto de todas as técnicas convincentes que um escritor pode empregar.
Significado de Persuadir verbo transitivo direto e bitransitivo Fazer com que alguém se convença sobre a necessidade de alguma coisa; induzir: o professor persuadiu os alunos em relação à viagem. verbo transitivo direto Fazer com que uma pessoa mude de comportamento: só a mãe conseguia persuadir o filho.
Se você acredita que vale a pena, coloque estas dicas em prática:
Então, em vez de dizer a uma pessoa que ela está errada, tente mostrar-lhe um lado diferente de seu próprio argumento – um lado que ela ainda não viu. Pascal explicou: “As pessoas geralmente são melhor persuadidas pelos motivos que elas próprias descobriram do que por aqueles que vieram da mente de outros.”
Normalmente, a pessoa nem percebe que está alimentando um comportamento rígido e pouco equilibrado, nem mesmo com os recorrentes conflitos nos relacionamentos. Ainda conforme os especialistas, outro perfil propício a nunca admitir seus erros são aquelas pessoas com rasgos de personalidade narcisista.
Existem inúmeras formas, mas o segredo é sempre conhecer a pessoa intimamente.
Quando alguém erra com você, você tende a julgá-la sob seu ponto de vista, porque talvez você não faria da forma que ele fez. Mas não esqueça que você também erra, não da mesma forma, mas da sua forma. O erro que você comete, talvez a outra pessoa não cometeria. Pense nisso.
8 bons caminhos para superar os próprios erros
É de extrema importância abrir o coração e demonstrar todo o seu arrependimento. Não tenha medo do que virá depois, se será aceito ou não, mas a sua parte será feita. Esse gesto mostra que não é covarde e sabe muito bem o mal que causou ao outro e ao relacionamento, além de exaltar a humildade em si mesmo.
Logo, errar é normal. É humano. Faz parte de qualquer trajetória de vida. Concentre-se nas suas reações diante dos erros e em como eles podem ser transformados em aprendizado.
ERRAR É APRENDER. Todo erro já é um aprendizado. Ao sermos capazes de identificar algo como “errado”, seja um erro nosso ou fora da gente, a percepção se transforma. Quando a percepção se transforma, ampliamos nosso terreno conhecido, isto é, aprendemos.
Diz a sabedoria popular que errar é humano, mas cometer erros no trabalho pode atrapalhar sensivelmente seus planos de maiores vôos na carreira. Equívocos são oportunidades de alerta e é bom lembrarmos que só erra quem toma ação sobre algo.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros. O maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum. Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros. Todas as paixões nos levam a cometer erros, mas o amor faz-nos cometer os mais ridículos.
Tente resolver a situação Erga a cabeça e faça o melhor possível para melhorar a situação. Oferecer uma reparação pelo erro ou mostrar na prática o que pode fazer para resolver a falha, como concentrar a atenção na pessoa, trabalhar até depois do expediente, ser ainda mais profissional.
Nossa memória falha e acreditamos nela, achando que a mente reflete o mundo como ele é. Também erramos porque erguemos crenças influenciados pelos outros. Somos ludibriados, involuntariamente, por família, comunidade. Tiramos conclusões com base em um conjunto confuso de informações.
Frase de Elbert Hubbard “O maior erro que uma pessoa pode cometer na vida é passar a vida com medo de cometer erros.” “O maior erro que você pode cometer na vida é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum.” “Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada.”
Esse papo é importante para ver qual o perfil de colaborador que você tem – o de que foge do erro ou o que encara as coisas e tenta alternativas de resolução. Contudo, não se esqueça que, como jea explicado lá em cima, a responsabilidade é da empresa, não diretamente dele.
1 Cometer erro ou engano; enganar-se: Frequentemente errava todas as somas. Errava nas mais simples decisões. O rapaz errou feio, porém prometeu melhorar. 2 Ficar em descompasso ou em desarmonia: Durante a marcha, errou o passo várias vezes.